PIX vai pagar conta de água, luz, telefone e gastos familiares 

O novo sistema de pagamentos do Banco Central, o PIX, já está sendo um sucesso em todo o país. Muitos bancos e instituições financeiras já começaram a oferecer o cadastro de chaves para a utilização do sistema por meio dos aplicativos de celular. Com a nova funcionalidade será possível pagar diversas contas

Saiba quais os procedimentos de segurança do Pix foram empregados na nova solução do BC
PIX vai pagar conta de água, luz, telefone e gastos familiares  (Imagem: Reprodução/Google)

O chefe da subunidade do Banco Central e uma das pessoas à frente do Pix, Breno Lobo, informou que o PIX vai começar a funcionar a partir de 16 de novembro.

Até lá, as pessoas podem apenas aproveitar para conhecer quais são os benefícios que o sistema de pagamentos vai trazer para a população. 

Além de oferecer a transferência de dinheiro mais rápida do que o TED e o DOC e com custo zero, com o PIX será possível também quitar alguns boletos.

Seja a conta de água, luz, telefone, internet ou até mesmo um boleto de cobrança, será possível realizar o pagamento pelo sistema. 

De acordo com o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, o custo das distribuidoras de energia irá reduzir com o sistema de pagamentos.

Atualmente as fornecedoras precisam contratar instituições bancárias para possibilitar o pagamento dos boletos pelos clientes.

“O Pix implica em redução de custo operacional e com certeza essa redução de custo operacional vai ser capturada, compartilhada com o consumidor, trazendo reflexo positivo nas tarifas”, afirmou Pepitone. 

A vantagem é que o PIX vai funcionar todos os dias da semana e 24 horas por dia. Com isso, pagar as contas vai se tornar ainda mais fácil e também será fácil fugir dos juros cobrados por atrasos no pagamento dos boletos.

Limites e custos

Os limites para serem utilizados no PIX serão os mesmos estabelecidos pela instituição financeira para demais operações. Por exemplo, um banco com limite de R$ 15 mil para TED por cliente, terá o mesmo limite no sistema. 

Caso o cliente possua um limite de R$ 7 mil para efetuar compras com o cartão de débito.  Este também será o mesmo valor utilizado para pagamentos com o sistema de pagamentos. Os custos para quem quer fazer pagamentos ou transferências pelo PIX é nulo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!