PIX: A importância da nova solução de pagamentos do BC em meio a pandemia do coronavírus

Os impactos causados pela pandemia do Covid-19 tem desafiado gestores e incentivado a transformação digital das empresas, que necessitam estar cada vez mais resilientes para sobreviverem e garantirem o nível de excelência em atendimento. Com isso, a nova ferramenta desenvolvida pelo Banco Central (BC) para efetuar transações bancárias instantâneas, o Pix, pode resultar em um impacto muito positivo para o mercado financeiro.

PIX: A importância da nova solução de pagamentos do BC em meio a pandemia do coronavírus
PIX: A importância da nova solução de pagamentos do BC em meio a pandemia do coronavírus (Foto: Google)

Vantagens do Pix para as empresas

O Pix irá proporcionar diversas vantagens a vários setores da economia. Instantaneamente, existirá a possibilidade de realizar uma transferência mesmo que seja entre clientes de bancos diferentes. Ao efetuar o pagamento de uma conta ou um tributo, ou usufruir de um benefício social, serão mais ágeis e terão menos restrições.

Vantagens do Pix para os clientes

A ferramenta também terá grande impacto na experiência do cliente e em seu relacionamento com as empresas, sejam do setor de varejo, telecomunicações, seguros, fintechs ou do mercado financeiro. 

Em relação aos processos de cobrança, por exemplo, pagamentos de contas atrasadas e negociações de dívidas poderão ser efetuados com mais facilidade, beneficiando ambas as partes. O uso desse sistema será fundamental para que as empresas se recuperem da atual crise e gerem novas oportunidades de negócios.

Como o sistema irá ser fundamental durante a pandemia

Os pagamentos instantâneos irão ter importância ainda maior num contexto de pandemia, por reduzirem o contato direto das pessoas com o dinheiro, criando assim várias oportunidades para as empresas encantarem seus clientes e aumentarem suas vendas.

Riscos do Pix

Entretanto, esse avanço corre risco por conta de tentativas de burlar o sistema para cometer crimes financeiros, como lavagem de dinheiro e outros delitos virtuais. Como as transações agora serão efetivadas instantaneamente, seus valores serão irrecuperáveis. Isso pode acarretar também em muitos danos na experiência do cliente e na reputação da empresa. 

A fim de evitar isso, as instituições que irão aderir ao Pix precisam adotar medidas antifraude que possam trabalhar em tempo real, e que sejam suportadas por um sistema de informações global capaz de aprender constantemente por intermédio do uso da inteligência artificial.

Essas medidas devem verificar e garantir a identidade do usuário, combinando, por exemplo, tecnologias como machine learning e fontes de dados para validações biométricas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!