Fase teste do PIX vai começar nesse mês; veja horários e como usar

Nos próximos dias, o PIX irá funcionar de forma parcial, como um período de teste. O horário limitado das operações será para identificar possíveis problemas na plataforma antes do seu lançamento oficial, no dia 16 de novembro.

Fase teste do PIX vai começar nesse mês; veja horários e como usar
Fase teste do PIX vai começar nesse mês; veja horários e como usar (Imagem: Reprodução/Google)

O PIX será lançado no dia 16 de novembro, porém, entre os dias 03 e 15 de novembro será realizado o período de teste da forma de pagamento instantânea do Banco Central (BC).

O período de teste do PIX acontecerá com horário de funcionamento limitado, de acordo com o dia. Veja abaixo:

Datas Horário de operação do Pix
03 e 04 de novembro 9h às 22h
05 de novembro 9h à 0h
06 de novembro 0h às 22h
De 07 a 11 de novembro 9h às 22h
12 de novembro 9h à 0h
13 de novembro 0h às 22h
14 e 15 de novembro 9h às 22h

A ideia é que as instituições bancárias possam liberar as funcionalidades do serviço de forma gradual, com um número reduzido de usuários (1% a 5% do número de clientes), com o intuito que até o dia 16 tudo esteja funcionando da melhor maneira possível.

Na última quinta-feira (29), o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Angelo Duarte, disse em uma coletiva de imprensa, que o intuito dessa medida é “colocar os sistemas em produção e iniciar o funcionamento com segurança de todos os sistemas envolvidos no Pix”.

Sendo assim, a partir da próxima terça-feira (03), o PIX começará a funcionar, porém com horários predeterminados e apenas para alguns usuários. O Banco Central reforça que as transações realizadas durante esse período serão válidas.

O BC informou que mesmo sendo um pequeno grupo que irá usar o serviço durante a fase teste do PIX, todos os usuários poderão receber as transações de quem já teve acesso a ferramenta.

A ideia do Banco Central é não sobrecarregar a plataforma e ir disponibilizando o serviço de forma gradual, para que até o dia do seu lançamento esteja disponível para todos os clientes cadastrados.

Todos os usuários terão acesso ao PIX e suas funcionalidades no dia 16 de novembro, podendo assim, realizar pagamentos e transferências ilimitadas, instantâneas e a qualquer horário do dia, qualquer dia da semana, inclusive feriados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.