PIX marca fim do TED, DOC e pagamento no boleto? Entenda o que vai mudar!

 

PONTOS CHAVES

  • O PIX é uma nova forma de pagamento que está surgindo no país
  • Os clientes poderão realizar transferência 24 horas por dia
  • Essa nova forma de pagamento vai estar disponível em novembro

A partir de novembro, os brasileiros vão poder transferir dinheiro entre pessoas ou empresas 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Isso deve ser realizado em menos de 10 segundos, usando o PIX.

PIX marca fim do TED, DOC e pagamento no boleto? Entenda o que vai mudar!
PIX marca fim do TED, DOC e pagamento no boleto? Entenda o que vai mudar! (Foto: Google)

Sendo assim, muito vai mudar em nossas vidas já que hoje realizamos todas as transações em três categorias: TED, DOC e boletos.

A partir de 5 de outubro, será a fase de realização do cadastramento para que os usuários comecem a se familiarizar com as funções do PIX.

As transações que serão realizadas pelo PIX, podem ser realizadas por meio de QR Code ou links gerados no smartphone, que vão poder substituir os dados bancários do recebedor.

O que é o PIX?

PIX marca fim do TED, DOC e pagamento no boleto? Entenda o que vai mudar!
PIX marca fim do TED, DOC e pagamento no boleto? Entenda o que vai mudar! (Foto: Google)

É um novo meio de pagamentos e transferências que foi desenvolvido pelo BC para facilitar as transações financeiras pelo país. Além disso, ele deve servir para realizar as compras e pagamento de contas.

O mercado espera que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por conta de ser gratuito e estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana. 

Além disso, os pagamentos realizados nesta modalidade, farão com que o dinheiro caia de forma instantânea.

De acordo com o Banco Central, “Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população”, diz.

Quando vai estar no mercado?

A fase para a realização do cadastramento vai ser de 5 de outubro, para que os usuários comecem a se familiarizar com as funções do PIX. Porém, o serviço deve ficar disponível apenas em novembro.

O PIX é aplicativo?

Não, ele não é um aplicativo e nem um banco. O cliente não vai precisar abrir uma conta para poder usar o PIX.

O sistema vai ficar disponível para os correntistas de qualquer banco, clientes de algumas fintechs e outras financeiras credenciadas pelo Banco Central. 

Para isso, o usuário precisa apenas de uma “conta transacional” de pessoa física ou jurídica, conta corrente, conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

Cerca de 970 instituições mostram interesse em ter esta como a tecnologia de intermediação de pagamentos, direta ou indiretamente. 

Hoje, temos duas opções de transferências como DOC ou TED, após o lançamento os usuários poderão utilizar o PIX. Isso vale também para os pagamentos realizados em crédito e débito. 

Como se cadastrar?

Para poder se cadastrar no PIX é necessário solicitar a chave à instituição onde a conta está aberta. As pessoas físicas, deverão ser ofertado por meio do aplicativo para celular da instituição participante.

Como usar?

A ideia do PIX é reduzir a complexidade de transações financeiras, a requisição de dados para enviar dinheiro também é menor. 

Nele se dispensa os número de conta e agência bancária, que são muito utilizados em diversas transferências.

Para isso, são ofertadas as seguintes alternativas:

  • Pela “chave de endereçamento” – um e-mail, CPF, número de telefone ou um código de números e letras aleatório chamado EVP;
  • Por um link gerado pelo celular ou;
  • Por leitura de QR Code.

As transações podem ser feitas sem custo entre diferentes bancos ou instituições cadastradas. 

Os clientes podem ativar o PIX para as diferentes contas de bancos que tenha, porém será necessário usar diferentes chaves para cada uma das contas.

As compras realizadas no comércio, o PIX usa as mesmas formas de transferências. Por agora, os pagamentos vão depender da internet para serem realizados.

Para o ano de 2021, está sendo estudada a forma de pagamento offline. Além disso, no futuro também será implementado também o “saque”, em que o recebedor faça saques em redes varejistas.

Como fazer saque no Pix?

  • o usuário do Pix vai até o caixa de uma loja varejista e informa o quanto quer sacar em espécie usando o Pix. 
  • Quem está cuidando do caixa e realizando o atendimento deverá gerar um QR Code do Pix e mostrar ao cliente, que fará a leitura desse código usando seu celular. 
  • Após isso ele recebe esse mesmo valor em espécie.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!