Antes de dar entrada no pedido de aposentadoria do INSS é importante saber se é a hora certa. Assim como, saber se os salários e contribuições estão corretos no sistema, e se é preciso apresentar mais algum documento ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Os trabalhadores que estão pensando em dar entrada na aposentadoria, precisam antes saber algumas informações referentes ao tempo de contribuição, salários e documentos.
Por esse motivo, os advogados previdenciários Rômulo Saraiva, João Badari e Thiago Luchin explicam o que é preciso fazer antes de solicitar o benefício.
Tenho direito?
As regras de aposentadoria mudaram o ano passado, com isso, foi instituída uma idade mínima, regras de transição e cálculo de benefício diferente.
Para saber, o contribuinte pode fazer uma simulação no site Meu INSS ou aplicativo. Com isso, consegue descobrir em que regra de transição se enquadra.
Analise o Cnis
Os advogados aconselham pegar a carteira de trabalho, os holerites e os carnês de contribuição e verificar se os registros correspondem com o que é apresentado no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
O documento disponível no site ou aplicativo Meu INSS. Com isso, é possível saber se é preciso anexar algum documento extra para indicar a diferença.
Período extra para comprovar
Nos casos em que o trabalho não possuía um vínculo na carteira é necessário comprovar, através de documentos, esses períodos para que o INSS considere no cálculo para a aposentadoria.
São eles: atividade sem vínculo na carteira, prejudicial à saúde, rural, serviço público e aluno aprendiz.
Use o simulador
O Instituto Nacional do Seguro Social agora dispõe de um simulador que analisa a situação do contribuinte e consegue prevê a sua aposentadoria. Ele pode ser consultado no site ou aplicativo Meu INSS.
Separe os documentos
No momento certo para pedir a aposentadoria, seja no site ou aplicativo do Meu INSS, é importante estar com todos os documentos pessoais e de trabalho separados e em mãos, para que o trabalhador possa conferir as informações antes de finalizar o pedido.
Segundo os advogados, mesmo nos casos que não há período extra para acrescentar no Cnis, é recomendado anexar os documentos pessoais e a carteira de trabalho.
Para os autônomos ou facultativos, a recomendação é anexar os carnês de contribuição.