Vai pedir aposentadoria do INSS? Siga esse passo a passo antes da solicitação

Antes de dar entrada no pedido de aposentadoria do INSS é importante saber se é a hora certa. Assim como, saber se os salários e contribuições estão corretos no sistema, e se é preciso apresentar mais algum documento ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Vai pedir aposentadoria do INSS? Siga esse passo a passo antes da solicitação
Vai pedir aposentadoria do INSS? Siga esse passo a passo antes da solicitação (Imagem: Reprodução/Google)

Os trabalhadores que estão pensando em dar entrada na aposentadoria, precisam antes saber algumas informações referentes ao tempo de contribuição, salários e documentos.

Por esse motivo, os advogados previdenciários Rômulo Saraiva, João Badari e Thiago Luchin explicam o que é preciso fazer antes de solicitar o benefício.

Tenho direito?

As regras de aposentadoria mudaram o ano passado, com isso, foi instituída uma idade mínima, regras de transição e cálculo de benefício diferente.

Para saber, o contribuinte pode fazer uma simulação no site Meu INSS ou aplicativo. Com isso, consegue descobrir em que regra de transição se enquadra.

Analise o Cnis

Os advogados aconselham pegar a carteira de trabalho, os holerites e os carnês de contribuição e verificar se os registros correspondem com o que é apresentado no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

O documento disponível no site ou aplicativo Meu INSS. Com isso, é possível saber se é preciso anexar algum documento extra para indicar a diferença.

Período extra para comprovar

Nos casos em que o trabalho não possuía um vínculo na carteira é necessário comprovar, através de documentos, esses períodos para que o INSS considere no cálculo para a aposentadoria.

São eles: atividade sem vínculo na carteira, prejudicial à saúde, rural, serviço público e aluno aprendiz.

Use o simulador

O Instituto Nacional do Seguro Social agora dispõe de um simulador que analisa a situação do contribuinte e consegue prevê a sua aposentadoria. Ele pode ser consultado no site ou aplicativo Meu INSS.

Separe os documentos

No momento certo para pedir a aposentadoria, seja no site ou aplicativo do Meu INSS, é importante estar com todos os documentos pessoais e de trabalho separados e em mãos, para que o trabalhador possa conferir as informações antes de finalizar o pedido.

Segundo os advogados, mesmo nos casos que não há período extra para acrescentar no Cnis, é recomendado anexar os documentos pessoais e a carteira de trabalho.

Para os autônomos ou facultativos, a recomendação é anexar os carnês de contribuição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.