Multas de trânsito: Veja quando pagar com desconto NÃO é uma boa opção

Multas de trânsito antecipadas para a obtenção de descontos podem implicar na suspensão da carteira.. Além da aplicação de pontos na CNH, os valores tendem a ser elevados, resultando em um desiquilíbrio orçamentário. Dessa forma, há muitos condutores que preferem adiantar os carnês para pagar com reajustes, porém essa decisão pode trazer maiores prejuízos.   

Multas de trânsito: Veja quando pagar com desconto NÃO é uma boa opção (Imagem: Reprodução/Google)
Multas de trânsito: Veja quando pagar com desconto NÃO é uma boa opção (Imagem: Reprodução/Google)

De um modo geral, nenhum motorista sente-se satisfeito ao receber os boletos de cobrança de suas multas

O pagamento das multas de trânsito apresenta datas de validade assim como em qualquer outro boleto. Porém, há quem opte por antecipa-las justamente para ter acesso aos descontos ofertados aos motoristas que tenham acumulado as dívidas.

Apesar a iniciativa parecer positiva, ela pode resultar na autuação e perda da CNH, tendo em vista que as questões financeiras não impedem o cidadão de recorrer aos pontos aplicados.  

Entenda a legislação 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que tiver o pagamento da multa feito com desconto, até a data do vencimento, não fica impossibilitado de recorrer em prática e tente cancela a penalidade da infração feita por ele.

Desse modo, a decisão de pagar a multa significa que ele reconhece tal erro e por isso não há chances de defesa e cancelamento dos pontos.  

Considerando as regras antigas, acumulando mais de 20 pontos seja qual for a gravidade da multa, o cidadão tem a carteira suspensa e fica sujeito a passar por um novo período de avaliação no Detran para fazer a reciclagem do documento.

Agora, com a aprovação do presidente Jair Bolsonaro, os motoristas podem acumular até 40 pontos na habilitação antes da apreensão da mesma.   

É válido ressaltar que, no caso das penalidades mais graves que excedam as multas de trânsito e resultem em prisão ou outro problema judicial, o motorista não ganha nem a chance de passar pela reciclagem e fica sem a carteira por tempo vitalício.  

A garantia de pagar a multa com desconto é segurada no CTB, no art. 284, que define que o pagamento, se feito até a data de vencimento da notificação, tem 20% de desconto.

Já no art. 286, o Código aponta que o recurso deve ser apresentado sem que o valor tenha sido pago, fazendo com que o cidadão não tenha mais o direito de questionar a penalidade. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile