NOVO feriado nacional dá folga para trabalhadores após aprovação de Lula

O presidente Lula oficializou um novo feriado para o Brasil que já será celebrado neste ano. Assim, o Dia da Consciência Negra agora é considerado um feriado nacional e tem o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo e a desigualdade. A data será celebrada no dia 20 de novembro. 

NOVO feriado nacional dá folga para trabalhadores após
aprovação de Lula. (Imagem: FDR)

Até 2023, apenas nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo o Dia da Consciência Negra era considerado um feriado.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre feriados no Brasil, confira.

Por que dia 20 de novembro?

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra como uma forma de homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do quilombro no período do Brasil colonial, além de ser um grande símbolo da resistência negra à escravidão.

Feriados no Brasil

Confira a lista dos próximos feriados nacionais que acontecerão no Brasil, gerando folga aos trabalhadores:

Confira o vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR, comentando mais sobre os feriados do Brasil.

Direitos trabalhistas em dia de feriado

De acordo com as regras que regem a legislação trabalhista, é proibido trabalhar em dias de feriados nacionais, porém algumas funções possuem exceções como setores de saúde, indústria, comércio, transporte e outros. Assim, os colaboradores que precisam trabalhar em dias de feriado têm direito ao pagamento da hora extra em dobro. 

Quando o trabalhador faz hora extra em dias normais de semana, ele recebe, a cada hora a mais de serviço, 50% da remuneração. Já nos dias de feriado, o pagamento é de 100%.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile