PL sugere ‘facilidades’ nos exames psicológico e físico para emissão da CNH

Atenção motoristas, validação da CNH poderá passar por alterações. Nessa semana, o deputado Lucio Mosquini entregou um projeto de lei cuja a finalidade é facilitar a realização de exames médicos para a obtenção da carteira de habilitação. De acordo com o texto, esses procedimentos deveriam deixar de ser responsabilidade do Detran 

PL sugere 'facilidades' nos exames psicológico e físico para emissão da CNH (Imagem: André Borges/ Ag. Brasília)
PL sugere ‘facilidades’ nos exames psicológico e físico para emissão da CNH (Imagem: André Borges/ Ag. Brasília)

A proposta do Projeto de Lei 3100/20 almeja permitir que os exames de aptidão física para a liberação da CNH sejam realizados por qualquer profissional de saúde. Isso porque, atualmente, o Detran tem sua própria equipe médica e as avaliações devem ser feitas exclusivamente por ela.  

Se for aceita, a proposta deverá alterar o Código de Trânsito Brasileiro, extinguindo a determinação de que apenas médicos e psicólogos credenciados nos órgãos executivos de trânsito podem realizar os exames. 

Justificativa da pauta 

De acordo com o deputado responsável pela proposta, esse processo de credenciamento dos médicos e psicólogos acabam atrapalhando ainda mais o andamento dos órgãos de trânsito tendo em vista a burocracia necessária para tais fiscalizações.  

 “É uma exigência sem função prática, baseada em nosso modelo burocratizado, e que leva ao aumento do custo dos exames e à insatisfação da população”, afirmou. 

Mosquini reforçou ainda que o credenciamento é modificado por estado, restringindo a atuação dos profissionais que passam a cobrar por valores variados.

Não deve ser tarefa dos órgãos de trânsito a normatização do funcionamento nem a fiscalização de clínicas médicas e de psicologia de trânsito”, disse o deputado. 

Para o gestor, não há um motivo claro e plausível para manter esse atual modelo que gera “mais interferência estatal, mais uma série de regras a serem cumpridas, mais um credenciamento, mais taxas, mais fiscalização, mais burocracia”. 

Seu texto ainda deverá ser encaminhado para demais representantes e passará a ser analisado na Câmara dos Deputados. Caso seja aceito, será encaminhado para Brasília e deverá passar pela avaliação presidencial antes de ser validado.  

Por enquanto, os procedimentos médicos permanecem nos mesmos moldes do Detran, com exames e consultas feitos exclusivamente pelos profissionais credenciados no órgão. Até esse momento, seus representantes não se manifestaram a respeito para concordar ou não com tais afirmações acima. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile