Detran: É possível parcelar o IPVA 2020 atrasado?

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) afirmou que a população terá a possibilidade de parcelar as dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até 10 vezes, no boleto. Os pagamentos podem ser dos IPVAs de 2019 e dos anteriores.

Detran: É possível parcelar o IPVA 2020 atrasado? Confira
Detran: É possível parcelar o IPVA 2020 atrasado? Confira (Imagem Google)

A expectativa é de realizar 600 mil acordos entre os pagamentos de 2018 e 2019 e também IPVA anteriores que já tinham sido parcelados. Com isso, a previsão de lucro é de R$ 400 milhões. No ano passo, foi arrecadado R$ 162 milhões em 103.787 parcelamentos.

“É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para o município, sobretudo visando que o contribuinte possa sair de casa tranquilo após regularizar seu veículo. O parcelamento do IPVA é barato, pois seus acréscimos são calculados com SELIC”, afirma Elaine Motta, procuradora do Estado e chefe da Dívida Ativa.

“Além disso, o parcelamento permite a regularização do veículo viabilizando seu licenciamento e possibilitando tirar o débito do protesto, após o recolhimento das custas no Cartório”, prossegue.

A ação teve início na quarta-feira (23). Outra novidade é que poderão ser refeitos os acordos não cumpridos em outros parcelamentos.

A medida de se utilizar da tecnologia tem sido cada vez mais utilizada pelos órgãos para facilitar a vida da população. “A boa gestão de dados se tornou valioso ativo para auxiliar gestores a melhorar a vida das pessoas”, alega André Arruda, Diretor-Presidente da Prodesp.

Como parcelar o IPVA

Para realizar a ação, qualquer pessoa poderá efetuar o pagamento, mesmo não sendo proprietária do veículo. Basta realizar a consulta dos débitos pelo site da PGE/SP, juntamente com o número de identificação do veículo e, assim concluir a parcela por meio do portal de Dívida Ativa.

Logo após a emissão dos boletos feitos pelo próprio site, a pessoa poderá efetuar o pagamento em uma lotérica ou agência bancária, por meio do código de barras presente na folha.

Caso haja mais dúvidas, será possível conferir os manuais de IPVA e parcelamento e acessar um canal de atendimento no site da Dívida Ativa.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.