19 mil CNHs deixam de ser emitidas pelo Detran-MS durante ano de pandemia

Pandemia do novo coronavírus afeta funcionamento dos departamentos de trânsito. Nessa semana, o Detran do Mato Grosso do Sul informou que cerca de 19 mil CNHs deixaram de ser emitidas mediante aos efeitos do covid-19. Um dos principais motivos para tamanha redução foi o fechamento das unidades presenciais durante o período de crise da doença.

19 mil CNHs deixam de ser emitidas pelo Detran-MS durante ano de pandemia (Imagem: Google)
19 mil CNHs deixam de ser emitidas pelo Detran-MS durante ano de pandemia (Imagem: Google)

A chegada do covid-19 afetou os atendimentos de diversos serviços no Mato Grosso do Sul. Entre eles, o Detran apresentou uma redução drástica no número de emissões das CNHs.

De acordo com o órgão, entre março e setembro de 2019, foram 29.549 documentos desenvolvidos. Já este ano, registrou-se apenas 10.418 novas carteiras de habilitação concluídas. Ou seja, uma queda total de 64,7%.

Prazos modificados

Para tentar minimizar os efeitos do Covid, o Detran vem realizando uma série de alterações em seus cronogramas. O prazo para a emissão da carteira de habilitação passou a ser indeterminado, permitindo que os cidadãos consigam ter um maior espaçamento para realizar o agendamento dos exames.

É válido ressaltar, no entanto, que esta não é a primeira vez em que o órgão precisa modificar o cronograma. Inicialmente, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) informou que a emissão da CNH poderia ser feita no limite de 12 para 18 meses.

De acordo com o Detran MS, aqueles que tiveram o documento cancelado a partir do dia 20 de março ganharam uma prorrogação para 20 de setembro, mas agora passam a ter um prazo sem data limite para que as aulas práticas e demais exames médicos sejam realizados e assim os documentos possam ser emitidos.

Wagner Roberto Prado, presidente do SINDCFC-MS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores), explicou que de segunda a sexta-feira, 160 exames práticos estão sendo feitos no Detran e 140 aos sábados.

A quantia é muito inferior ao normal em períodos pré pandemia o que impacta diretamente no fluxo de serviço do órgão.

“A demora que está acontecendo é vagas para agendamento de exame prático que é realizado por examinadores Detran. Devido a pandemia o número de agendamento de exame dias está reduzido para não haver aglomeração”, disse Prado.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.