CNH Social no ES dá início ao processo de inscrição; 4,5 mil vagas disponíveis

As inscrições para o programa CNH Social estão abertas para a população do Espírito Santo. Ao todo, são 4,5 mil vagas oferecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita, o programa isenta o pagamento de todo processo até a emissão do documento.

publicidade
CNH Social no ES dá início ao processo de inscrição; 4,5 mil vagas disponíveis
CNH Social no ES dá início ao processo de inscrição; 4,5 mil vagas disponíveis (Imagem: Reprodução / Google)
publicidade

O programa é voltado para primeira habilitação ou para os motoristas já habilitados que pretendem adicionar mais uma categoria ao documento. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de outubro no site do Detran.

Para participar, os interessados devem ser associados ao Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, lançado na Base Nacional até o dia 14 de agosto de 2020.

O resultado dos inscritos selecionados será divulgada no dia 13 de outubro, também no site do Detran. O programa ainda conta com uma lista de suplentes para candidatos “reservas”, a ser divulgada no dia 16 de novembro.

A seleção dos candidatos acontece segundo critérios pré-estabelecidos, como menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiários do Bolsa Família, data e hora de inscrição. Vale lembrar que todo o processo é digital.

No ato da inscrição, no site, a plataforma solicita o número no NIS, CPF, data de nascimento, nome do candidato, e-mail, telefone, município de residência, se possui ou não deficiência, além de aceitar o termo de responsabilidade.

No ano passado, o Detran-ES afirmou que planeja oferecer 25 mil carteiras de motoristas gratuitas no estado até o ano de 2022. Em 2019 foram 5 mil. Neste ano, 7 mil. A expectativa é que sejam mais 8 mil em 2021 e 5 mil em 2022.

O programa da CNH Social já é adotado pelos estados do Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Para dúvidas ou informações extras sobre a CNH Social, a coordenação do programa disponibiliza um número de telefone que atende apenas WhatsApp, ou seja, que não serve para ligações: (27) 99982-5821.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.