Detran-DF dá início a fiscalização de veículos com licenciamento 2020; regularize o seu

A fiscalização dos motoristas que já possuem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deste ano passa ser realizada na quinta-feira (1º) pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Quem ainda não realizou o registro deve recolher os documentos e se atentar ao cronograma para estar em dias com as obrigações.

Detran-DF dá início a fiscalização de veículos com licenciamento 2020; regularize o seu
Detran-DF dá início a fiscalização de veículos com licenciamento 2020; regularize o seu (Imagem: Reprodução / Google)

As datas de renovação do documento têm como base a terminação da placa do veículo. Para a renovação é obrigatória a apresentação do Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório DPVAT, taxa de renovação de licenciamento e as multas de trânsito.

O CRLV só é entregue ao proprietário do veículo se todos os débitos estiverem quitados. São eles: Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), a taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV) e as multas de trânsito vencidas.

Para realizar a renovação, é preciso apresentar o IPVA pago, seguro obrigatório DPVAT, pagamento da taxa de renovação de licenciamento (que serve para emitir o CRLV) e as multas de trânsito.

Caso o proprietário do veículo queira consultar os débitos que precisam ser quitados, pode acessa a informação no Portal de Serviços do Detran-DF ou pela Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal.

Vale ressaltar que conduzir veículo com licenciamento em atraso é infração gravíssima com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira, além da possibilidade de apreensão e remoção do veículo.

De acordo com o Detran, atualmente, o Distrito Federal conta com 1.869.570 de veículos em circulação. Os primeiros a serem fiscalizados são os de final de placa 1 e 2, totalizando 383.961 veículos. Desses, 154.547 já estão licenciados.

Prazo final para renovação do documento

  • Placas com finais 1 e 2 – renovação até 30 de setembro;
  • Placas com finais 3, 4 e 5 – renovação até 30 de outubro;
  • Placas com finais 6, 7 e 8 – renovação até 30 de novembro;
  • Placas com finais 9 e 0 – renovação até 31 de dezembro.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!