Com o Caixa Tem as pessoas de baixa renda poderão conseguir microcrédito e seguro. A expectativa é que essa modalidade seja lançada ainda este ano. O intuito é fazer com que as contas digitais criadas para beneficiários de programas sociais do governo tenham rentabilidade.
Ontem, quarta-feira (26), a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que vai incluir no internet banking e na Caixa Tem microcrédito e seguro para pessoas que se encontrarem em situação de baixa renda.
A expectativa é que o lançamento ainda seja em 2020 e faça com que a Caixa tenha aumento nos seus resultados de lucro. Essa iniciativa é para amenizar a redução de 16,1% no lucro no segundo trimestre do ano, comparado ao mesmo período no ano anterior.
Devido à pandemia do Covid-19 e a criação do auxílio emergencial, a Caixa criou 91,7 milhões de poupanças sociais digitais. Todas essas contas foram abertas de forma gratuita para os brasileiros beneficiados.
Como intuito de manter as contas abertas sem cobrar custos, o banco decidiu que a melhor alternativa é rentabilizar as poupanças sociais digitais. Dessa maneira, lançou serviços como microcrédito, cartão de débito e seguro.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já está sendo analisados os riscos e as ofertas do microcrédito.
Guimarães afirmou que emprestar dinheiro a população será necessário usar uma plataforma digital, por esse motivo, a ideia é aproveitar o Caixa Tem.
A Caixa já disponibiliza para os seus clientes a opção de um cartão de débito digital. Com ele é possível realizar compras online e presenciais. Sendo uma ferramenta muito usada pelos beneficiários do auxílio emergencial que não pode sacar o dinheiro na data do depósito.
Durante a pandemia esse serviço cresceu e só durante esse período 67,5 milhões de novos cartões virtuais foram emitidos. Todo o processo de solicitação do serviço é realizado de forma online, através do aplicativo Caixa Tem.
Todos que possuem conta aberta na Caixa tem direito a esse serviço, sendo solicitado no aplicativo CAIXA Tem para quem tem conta social ou via Internet Banking ou Mobile Banking da CAIXA para os demais clientes.