Caixa Tem vai oferecer microcrédito e seguro para pessoas de baixa renda

Com o Caixa Tem as pessoas de baixa renda poderão conseguir microcrédito e seguro. A expectativa é que essa modalidade seja lançada ainda este ano. O intuito é fazer com que as contas digitais criadas para beneficiários de programas sociais do governo tenham rentabilidade.

Caixa Tem vai oferecer microcrédito e seguro para pessoas de baixa renda
Caixa Tem vai oferecer microcrédito e seguro para pessoas de baixa renda (Imagem: Montagem/FDR)

Ontem, quarta-feira (26), a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que vai incluir no internet banking e na Caixa Tem microcrédito e seguro para pessoas que se encontrarem em situação de baixa renda.

A expectativa é que o lançamento ainda seja em 2020 e faça com que a Caixa tenha aumento nos seus resultados de lucro. Essa iniciativa é para amenizar a redução de 16,1% no lucro no segundo trimestre do ano, comparado ao mesmo período no ano anterior.

Devido à pandemia do Covid-19 e a criação do auxílio emergencial, a Caixa criou 91,7 milhões de poupanças sociais digitais. Todas essas contas foram abertas de forma gratuita para os brasileiros beneficiados.

Como intuito de manter as contas abertas sem cobrar custos, o banco decidiu que a melhor alternativa é rentabilizar as poupanças sociais digitais. Dessa maneira, lançou serviços como microcrédito, cartão de débito e seguro.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já está sendo analisados os riscos e as ofertas do microcrédito.

Guimarães afirmou que emprestar dinheiro a população será necessário usar uma plataforma digital, por esse motivo, a ideia é aproveitar o Caixa Tem.

A Caixa já disponibiliza para os seus clientes a opção de um cartão de débito digital. Com ele é possível realizar compras online e presenciais. Sendo uma ferramenta muito usada pelos beneficiários do auxílio emergencial que não pode sacar o dinheiro na data do depósito.

Durante a pandemia esse serviço cresceu e só durante esse período 67,5 milhões de novos cartões virtuais foram emitidos. Todo o processo de solicitação do serviço é realizado de forma online, através do aplicativo Caixa Tem.

Todos que possuem conta aberta na Caixa tem direito a esse serviço, sendo solicitado no aplicativo CAIXA Tem para quem tem conta social ou via Internet Banking ou Mobile Banking da CAIXA para os demais clientes.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.