Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento

O sistema de pagamentos PIX está cada vez mais perto de se tornar uma realidade em território nacional. Isso porque o Banco Central aprovou, no início do mês, o regulamento que institui o novo arranjo de pagamento. Com isso, os bancos digitais já estão se preparando para começar a operar no sistema

Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento
Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento (Imagem: reprodução Google)

O Banco Inter, por exemplo, já está notificando seus clientes sobre a nova parceria e que já é possível fazer um pré-cadastro do PIX. De acordo com a mensagem do banco, o acesso à chave do sistema de pagamentos estará disponível em 5 de outubro. 

O lançamento oficial do PIX, no entanto, está previsto para novembro deste ano segundo o Banco Central. 

A mensagem enviada pelo Inter informa ainda que a chave do cliente será o número do CPF. Mas, no meno do sistema será possível criar outras novas chaves como e-mail e número do celular, por exemplo. 

Com a chave será possível realizar diversos serviços a exemplo de receber e fazer transferências para qualquer banco, em qualquer dia e horário. 

O que é o PIX? 

O PIX é um sistema de pagamentos criado e gerido pelo Banco Central. A sua principal vantagem é a rapidez e a praticidade para realizar transferências bancária, afinal o PIX irá funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana. 

Algumas instituições financeiras, como o Banco Inter, irão disponibilizar as funções do PIX dentro do próprio aplicativo.  

Pagamentos pelo PIX

Além de simples, os pagamentos via PIX podem ser realizados de diversas formas. Confira a seguir. 

Ao finalizar o pagamento com o PIX, o cliente receberá um comprovante do pagamento.

Custos 

As transações entre pessoas físicas através do PIX serão gratuitas. Já entre as empresas e as pessoas físicas e entre empresas, as instituições financeiras poderão cobrar uma tarifa do recebedor. Ainda será divulgado pelo BC as normas sobre as tarifas que serão cobradas.

YouTube video player
Sair da versão mobile