Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento

O sistema de pagamentos PIX está cada vez mais perto de se tornar uma realidade em território nacional. Isso porque o Banco Central aprovou, no início do mês, o regulamento que institui o novo arranjo de pagamento. Com isso, os bancos digitais já estão se preparando para começar a operar no sistema

Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento
Bancos digitais iniciam participação em novo sistema de pagamento (Imagem: reprodução Google)

O Banco Inter, por exemplo, já está notificando seus clientes sobre a nova parceria e que já é possível fazer um pré-cadastro do PIX. De acordo com a mensagem do banco, o acesso à chave do sistema de pagamentos estará disponível em 5 de outubro. 

O lançamento oficial do PIX, no entanto, está previsto para novembro deste ano segundo o Banco Central. 

A mensagem enviada pelo Inter informa ainda que a chave do cliente será o número do CPF. Mas, no meno do sistema será possível criar outras novas chaves como e-mail e número do celular, por exemplo. 

Com a chave será possível realizar diversos serviços a exemplo de receber e fazer transferências para qualquer banco, em qualquer dia e horário. 

O que é o PIX? 

O PIX é um sistema de pagamentos criado e gerido pelo Banco Central. A sua principal vantagem é a rapidez e a praticidade para realizar transferências bancária, afinal o PIX irá funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana. 

Algumas instituições financeiras, como o Banco Inter, irão disponibilizar as funções do PIX dentro do próprio aplicativo.  

Pagamentos pelo PIX

Além de simples, os pagamentos via PIX podem ser realizados de diversas formas. Confira a seguir. 

  • Lendo um QR Code com a câmera do seu smartphone;
  • Abrindo um link enviado pelo recebedor; 
  • Informando uma chave para endereçamento, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor.
  • Digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor.

Ao finalizar o pagamento com o PIX, o cliente receberá um comprovante do pagamento.

Custos 

As transações entre pessoas físicas através do PIX serão gratuitas. Já entre as empresas e as pessoas físicas e entre empresas, as instituições financeiras poderão cobrar uma tarifa do recebedor. Ainda será divulgado pelo BC as normas sobre as tarifas que serão cobradas.