A Prefeitura de Campo Grande oficializou uma nova medida e com novos horários de funcionamento para o comércio. Esses horários vão ser obedecidos do dia 18 até 31 de julho. Nesse período, nos fins de semana, só funcionarão os serviços considerados essenciais. A medida ocorre após novo avanço na cidade.
Basicamente, lojas do centro, salões de beleza, academias, entre outros tipos, não abrirão as portas aos sábados e domingos. Durante a semana, poderão funcionar das 9h até as 17h.
Os shoppings também são considerados não essenciais e só podem funcionar de segunda a sexta, das 11h às 19h.
Estabelecimentos essenciais em Campo Grande
Os estabelecimentos abaixo estão fora do decreto e podem funcionar todos os dias. Esses estão na lista de serviços essenciais à população da cidade. Veja:
- assistência à saúde
- serviços médicos hospitalares
- farmácias e drogarias;
- hipermercados; supermercados;
- mercados;
- açougues;
- peixarias;
- hortifrutigranjeiros;
- quitandas;
- padarias e centros de abastecimento de alimentos;
- fornecimento de água;
- esgoto;
- limpeza urbana;
- energia elétrica;
- distribuição de gás;
- telefonia e internet;
- atividades relacionadas à cadeia de resíduos;
- postos de combustíveis;
- serviços de apoio em rodovias;
- atendimento médico veterinário;
- serviço de delivery;
- segurança particular.
Além desses serviços, outros também estão fora do decreto, como os serviços funerários, serviços de hospedagem; de mobilidade urbana; atividades religiosas e ações de fiscalizações e exercício do poder de polícia em geral.
Vale ressaltar que, os supermercados e os templos religiosos precisam encerrar as atividades até as 20h. Esse é o horário que a prefeitura indicou como toque de recolher.
É importante lembrar que nesse período, de 18 a 31 de julho, não poderá haver consumação dentro mercados e locais desta natureza. Além disso, galerias e lojas dentro destes estabelecimentos não devem abrir aos fins de semana.
Os supermercados que estiverem dentro dos shoppings ou galerias podem funcionar aos sábados e domingos, mas respeitando o horário do toque de recolher.
Mesmo com a liberação dos templos religiosos, é importante lembrar que muitas missas e cultos estão sendo realizados online. O ideal é que seja feito dessa forma, pois assim se evita um risco maior de contaminação por conta da aglomeração de fiéis.