Campo Grande adota toque de recolher mais rígido a partir de hoje (8)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), comunicou que o toque de recolher começará às 20h na capital de Mato Grosso do Sul. A circulação de pessoas fica proibida até as 5h do dia seguinte. O novo decreto foi publicado ontem, 07, e deve vigorar entre os dias 8 e 19 de julho.

Campo Grande adota toque de recolher mais rígido a partir de hoje (8)
Campo Grande adota toque de recolher mais rígido a partir de hoje (8) (Imagem Google)

O prefeito aproveitou a coletiva que foi realizada pela internet, através de uma rede social, para anunciar também a redução de 60% para 40% na quantidade de público autorizado para as academias, restaurantes, bares e comércio em geral. A música ao vivo em espaços públicos ficam suspensos por 11 dias.

Marquinhos falou sobre a situação dos hospitais e informou que 72% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados na capital. Esta porcentagem inclui os hospitais públicos e privados e disse que Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) convocou 20 novos médicos para dar maior suporte aos atendimentos.

Estas medidas precisaram ser tomadas depois dos índices de casos de coronavírus na capital subirem a ponto de voltarem a liderar o ranking de casos no estado com 3.391 notificações positivas.

Este número supera em 296 o número de casos em Dourados, que já foi o epicentro da doença no Mato Grosso do Sul. Os óbitos em Campo Grande foram 24.

Porto Alegre também restringe circulação de pessoas

Foi publicado nesta segunda-feira (6) pela prefeitura de Porto Alegre, o decreto que amplia as restrições à circulação de pessoas na cidade, com o objetivo de combater os contágios pelo novo coronavírus.

O decreto inclui o fechamento temporário de parques, menos vagas de estacionamento e mais limitações para o funcionamento do comércio na cidade.

Segundo a legislação, será um período de 15 dias em que a circulação de pessoas vai ser desestimulada através de estratégias como a proibição de estacionamento em áreas de zona azul, suspensão do vale-transporte para trabalhadores de setores considerados não essenciais (a partir desta quinta, 09), e o bloqueio que começou no sábado (4), para o acesso ao trecho 1 da orla e aos parques municipais.

Para o Mercado Público, é determinado que os lojistas com porta para a rua, possam trabalhar com sistema de retiradas. E aqueles com lojas internas, somente por delivery.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.