Planos de saúde vão incluir teste do coronavírus como exame gratuito; saiba seus direitos

Novidades para os brasileiros que fazem uso de planos de saúde. De acordo com nova regulamentação, as empresas que oferecem este serviços irão incluir o teste do novo coronavírus como procedimento gratuito.

Planos de saúde vão incluir teste do coronavírus como exame gratuito; saiba seus direitos (Reprodução/Pixabay)
Planos de saúde vão incluir teste do coronavírus como exame gratuito; saiba seus direitos (Reprodução/Pixabay)

Segundo as regras, os planos de saúde agora terão que cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do vírus no sangue dos pacientes. Com isto, passa a valer estes novos pontos. Porém, há critérios específicos.

Entre eles, a realização do teste é direcionada aos beneficiários de planos ambulatorial, hospitalar ou de referência que tenham apresentado sintomas de síndrome gripal aguda.

Entre os sintomas apresentados, pode ser tosse, coriza, dor de garganta e sensação de febre. Além disto, ainda há outros pontos como os que sejam diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars).

Este público poderá realizar os procedimentos sem custos extras mediante pedido médico. É importante lembrar que exame é indicado a partir do oitavo dia a partir do aparecimento dos sintomas.

Todos os procedimentos são baseados na judicial relativa à Ação Civil Pública (nº 0810140-15.2020.4.05.8300), movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).

Porém, vale destacar que decisão é liminar, ou seja, ainda cabe recurso. Em reportagem do EXTRA, a ANS não informou se pretende ou não recorrer. Mas já está em vigor as regras, depois de publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Especialistas destacam que este medida é considerada importante para garantir uma resposta mais ativa e rápida para o cenário de contaminação pelo coronavírus no país, afim de traçar medidas para acompanhamento da doença.

“O teste é de extrema importância para que a sociedade comece a retomar a vida econômica com segurança e a não inclusão até esse momento mostrava uma omissão regulatória da ANS”, destaca profissional ouvido pelo Extra.

Atualmente o Brasil é o segundo colocado a nível mundial com o número de casos do novo coronavírus, com mais de 1 milhão de casos confirmados e mais de 50 mil mortes. Processo de flexibilização já está acontecendo em algumas cidades.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!