CRLV 2020: Detran MS divulga passo a passo para emissão online do documento

Por conta da pandemia, diversos serviços tiveram que se adaptar e virar digitais. A versão eletrônica do CRLV 2020 (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) já era uma possibilidade, e apenas foi apressada por conta da doença que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo.

CRLV 2020: Detran MS divulga passo a passo para emissão online do documento
CRLV 2020: Detran MS divulga passo a passo para emissão online do documento (Foto: Google)

Pensando nisso, o Detran-MS divulgou o passo a passo para a emissão do documento de forma digital. Veja abaixo.

  1. O primeiro passo é instalar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito
  2. Cadastro de usuário
  • Depois de instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br
  • Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)
  • Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após cria-la deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.
  1. Baixar CRLV 2020
  • Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Selecionar incluir
  • Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.

Vale ressaltar que para ter acesso ao documento online, o motorista precisa já ter quitado o licenciamento do ano em questão.

De acordo com o diretor de veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Arioldo Centurião, o documento pode ser acessado mesmo que o usuário esteja sem acesso á internet.

Essa medida é importante para facilitar a utilização do documento em casos de blitz. “Além disso, o proprietário também pode compartilhar o documento quantas vezes necessário para o condutor principal”, afirma.

Outra informação importante passada pelo diretor é que o condutor precisa estar atento ao nível de bateria de seu aparelho celular. “Para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o condutor não está portando o documento”, finaliza.

Calendário

Veja abaixo o calendário de licenciamento do Detran-MS

  • Maio – placas com final 1 e 2
  • Junho – placas com final 3 e 4
  • Julho – placas com final 5 e 6
  • Agosto – placas com final 7 e 8
  • Setembro – placas com final 9
  • Outubro – placas com final 0

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.