Milhares de brasileiros decidem usar o seu dinheiro para garantir o investimento em diversas áreas, entre elas na Bolsa de Valores. Mas por ser considerado uma fórmula variável, ou seja, pode ter imprevistos, é importante ficar atentos como realizar o investimento na Bolsa de forma correta.
Apesar de ser ainda um movimento muito distante para os brasileiros, que sempre recorrem para investir em poupança ou tesouro direto por ser mais seguro. Nos últimos anos o fluxo de investimentos nessa área variável aumentou.
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, apenas nos cinco primeiros meses de 2020, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a B3 – principal bolsa do Brasil – contabilizou entrada de 650 mil novas contas.
O perfil, apesar de ser jovem, é muito mais compreensível para o retorno. Porém, é importante ficar atento para que haja uma manutenção dos valores e montagem de plano de investimento que garanta o sucesso na aplicação.
A B3 realizou um levantamento que garante uma série de dicas sobre como investir de forma segura. Outro ponto é que é necessário ficar atento aos comportamentos na hora de realizar o investimento, veja:
Conheça a empresa
O primeiro passo é conhecer quem você está investindo. Pesquisar a reputação da marca, as aplicações e cenários variáveis de investimento. Fazer uma análise sobre o posicionamento dela no mercado e como ela visualiza o futuro.
Com estes pontos é possível construir uma visão mais sólida sobre o que poderia ser uma empresa boa ou não para o interessado investir dinheiro. Sendo assim, é muito mais sábio investir em empresas comprometidas com as causas que são correlatas ao do investidor.
Veja o preço inicial para investimento na Bolsa
É importante pesquisar os ativos da empresa e considerar o que não só cabe no orçamento, mas o retorno. Destaca-se que o desempenho de uma ação ou de um fundo não depende de seu preço.
A B3 detalha que o que determina os resultados positivos ou negativos de uma ação passa pela capacidade de a empresa gerir bem seus negócios e dar lucro. Neste momento, é aconselhável buscar ajuda.
Especialistas ajudam
Este ponto esbarra no anterior, pois é necessário que haja um comprometimento do investidor de acreditar e buscar realmente ajuda neste momento. Não acreditar em opiniões alheias de não especialistas é uma das dicas do B3.
Com informações do Blog Nubank