Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina contra Covid-19

Possível cura do Covid-19 anima os investidores. Nessa quarta-feira (15), a Bolsa de Valores brasileira apresentou supostos sinais de recuperação econômica. O encerramento do dia mostrou uma alta de 1,35%, contabilizando 101.790,54 pontos. O principal motivo para tal acréscimo está associado as evoluções médicas contra o novo coronavírus

Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina (Imagem: Reprodução - Google)
Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina (Imagem: Reprodução – Google)

A possibilidade da criação da vacina para combater a doença vem gerando impactos diretos no mercado financeiro.  

O grupo farmacêutico Moderna, com base nos Estados Unidos, está atuando fortemente no desenvolvimento de uma medicação que ponha fim aos riscos do covid-19.

Nessa semana, novas fases de teste foram anunciadas e por isso as bolsas de valores, nacionais e internacionais, estão sendo alteradas.  

Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice S&P 500 avançou 0,91%, encerrando-se próximo as estatísticas contabilizadas no mês de janeiro, antes da chegada da pandemia.  

Sobre a evolução da vacina contra Covid-19

A Moderna foi a primeira marca a começar a testa os medicamentos contra o novo coronavírus e já está na segunda fase do processo.

Ao todo, são mais de 600 mil voluntários humanos utilizando a vacina. Uma nova etapa será iniciada no dia 27 de julho, com 30.000 pessoas. 

“Os resultados criaram expectativa de uma retomada mais rápida da atividade econômica e um maior crescimento do PIB mundial”, afirmou Bruno Lima, analista de renda variável da EXAME Research. 

Na Inglaterra, novos exames também estão sendo testados. A marca britânica AstraZaneca desenvolveu, em parceria com a Universidade de Oxford, outra vacina contra a pandemia. Os testes estão na terceira fase, mas ainda não tiveram seus resultados publicados.  

“A notícia de que amanhã sairá detalhes da evolução da vacina da AstraZeneca também deu mais uma puxada no mercado. Tem muita coisa nova nessa frente”, disse Lima. 

Avaliação da Bolsa de Valores por setor 

Mediante o cenário positivo, alguns setores começam a apresentar indícios de recuperação.

No mercado aéreo, a Azul e a Gol encerraram com uma alta de 7% e 4,4%. Já a Embraer elevou suas ações em 9,9%. 

“A sanção do novo marco do saneamento foi bem recebida, uma vez que incentiva maior competição e abre espaço para a iniciativa privada, o que pode ser um propulsor de investimentos para o setor.  Entre as empresas do setor, a Sabesp tem um caminho mais simples, embora ainda incerto, até evoluir rumo à privatização”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.