Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina contra Covid-19

Possível cura do Covid-19 anima os investidores. Nessa quarta-feira (15), a Bolsa de Valores brasileira apresentou supostos sinais de recuperação econômica. O encerramento do dia mostrou uma alta de 1,35%, contabilizando 101.790,54 pontos. O principal motivo para tal acréscimo está associado as evoluções médicas contra o novo coronavírus

Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina (Imagem: Reprodução - Google)
Ibovespa e ações da Bolsa disparam após sucesso em testes de vacina (Imagem: Reprodução – Google)

A possibilidade da criação da vacina para combater a doença vem gerando impactos diretos no mercado financeiro.  

O grupo farmacêutico Moderna, com base nos Estados Unidos, está atuando fortemente no desenvolvimento de uma medicação que ponha fim aos riscos do covid-19.

Nessa semana, novas fases de teste foram anunciadas e por isso as bolsas de valores, nacionais e internacionais, estão sendo alteradas.  

Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice S&P 500 avançou 0,91%, encerrando-se próximo as estatísticas contabilizadas no mês de janeiro, antes da chegada da pandemia.  

Sobre a evolução da vacina contra Covid-19

A Moderna foi a primeira marca a começar a testa os medicamentos contra o novo coronavírus e já está na segunda fase do processo.

Ao todo, são mais de 600 mil voluntários humanos utilizando a vacina. Uma nova etapa será iniciada no dia 27 de julho, com 30.000 pessoas. 

“Os resultados criaram expectativa de uma retomada mais rápida da atividade econômica e um maior crescimento do PIB mundial”, afirmou Bruno Lima, analista de renda variável da EXAME Research. 

Na Inglaterra, novos exames também estão sendo testados. A marca britânica AstraZaneca desenvolveu, em parceria com a Universidade de Oxford, outra vacina contra a pandemia. Os testes estão na terceira fase, mas ainda não tiveram seus resultados publicados.  

“A notícia de que amanhã sairá detalhes da evolução da vacina da AstraZeneca também deu mais uma puxada no mercado. Tem muita coisa nova nessa frente”, disse Lima. 

Avaliação da Bolsa de Valores por setor 

Mediante o cenário positivo, alguns setores começam a apresentar indícios de recuperação.

No mercado aéreo, a Azul e a Gol encerraram com uma alta de 7% e 4,4%. Já a Embraer elevou suas ações em 9,9%. 

“A sanção do novo marco do saneamento foi bem recebida, uma vez que incentiva maior competição e abre espaço para a iniciativa privada, o que pode ser um propulsor de investimentos para o setor.  Entre as empresas do setor, a Sabesp tem um caminho mais simples, embora ainda incerto, até evoluir rumo à privatização”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.