Bolsa de Valores fica acima de 100 mil pontos e desperta otimismo nos investidores

Na última sexta-feira (10), a Bolsa de Valores de São Paulo ficou acima de 100 mil pontos, rompendo assim sua sequência negativa. No último pregão, a B3 contabilizou um total de 100.031,83 pontos, sendo a primeira vez em que isso acontece desde o mês de março. Mediante a evolução, muitos analistas começam a realizar projeções positivas, sinalizando que uma fase de recuperação está por vir.   

Bolsa de Valores fica acima de 100 mil pontos e desperta otimismo nos investidores (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa de Valores fica acima de 100 mil pontos e desperta otimismo nos investidores (Imagem: Reprodução – Google)

Com a crise do novo coronavírus em todo o território nacional, a Bolsa de Valores passou por um período de constante negativa. 

Seus pregões estavam apresentando números abaixo da média, o que representa uma perda considerável para os investidores. A última vez em que esteve acima dos 100 mil pontos foi no dia 5 de março, quando teve um fechamento de 102.233,24 pontos.  

Com o novo número, os analistas desse mercado afirmam que é possível esperar um novo impulso de recuperação na B3.

Eles alegam que, mesmo que na última semana a valorização tenha sido fechada em 3,38%, foi uma evolução mensal de 5,23%. A ibovespa acumulou ainda uma negativa de 13,5% no ano.  

Evolução da Bolsa de Valores apresenta um cenário positivo para o mercado? 

De acordo com o diretor de Câmbio da Ourominas, Mauriciano Cavalcante, “o rompimento da barreira psicológica dos 100 mil pontos pode levar o Ibovespa a buscar os 105 mil ou até 110 mil pontos”. Ele ressaltar que, é preciso ficar atento pois ainda não há fatos concretos que estimulem as compras de ações.  

Segundo Cavalcante, o número investido em ações está crescendo mediante fatores instáveis, tendo em vista que o cenário nacional e mundial ainda é de alerta com a permanência da pandemia.

Há regiões e setores que apresentam uma recuperação, mas com a ausência da vacina esse processo pode ser retrocedido a qualquer momento.  

“O que tem dado sustentação para a recuperação do mercado é o aumento significativo de investidores pessoa física como compradores de ações”, destacou o diretor da Ourominas. 

Para ele, esses investidores é que estão segurando os números da Bolsa, mediante a esperança de que haja uma valorização das ações a longo e médio prazo. Mesmo com as idas e vindas do atual mercado, Cavalcante afirma que as taxas de juros estimulam a remuneração, uma vez em que está fica mais barata.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.