Petróleo entra em crise e impacta negativamente no dólar e bolsa de valores

Além dos impactos ocasionados pela pandemia do Covid-19, há outros fatores que preocupam o cenário mundial. A desvalorização do petróleo e o encarecimento do dólar estão entre as pautas mais debatidas por especialistas do mercado financeiro. Nessa segunda-feira (20), a moeda americana ficou próxima a R$ 5,32, fechando com uma alta de 1,35%. Já a bolsa de valores registrou uma queda de 0,02%, ficando a 78,9 mil pontos.  

Petróleo entra em crise e impacta negativamente no dólar e bolsa de valores (Imagem: Reprodução - Google)
Petróleo entra em crise e impacta negativamente no dólar e bolsa de valores (Imagem: Reprodução – Google)

Entre os principais motivos dessa variação, está não somente os impactos gerados pela necessidade do isolamento social para a contenção do coronavírus, como também as negociações do petróleo pelos países transportadores.

Nessa terça-feira (21), o contrato WTI do combustível encerra seu prazo de validade. Restarão apenas os contratos da commodity, que estão sendo cotados a baixo de zero, ficando em US$ 37,63 negativos em Nova York.  

Leia também: Combustíveis vão ficar mais baratos com crise no petróleo? Veja! 

De acordo com especialistas, essa é a primeira vez em que as negociações acontecem com números negativos e por isso a liquidação em massa tenta evitar a entrega física do barril, tendo em vista que não há espaço para armazenamento.  

Ações do mercado 

Mediante a esse cenário, o mercado nacional e internacional vem lutando para lidar com o descompasso entre oferta e demanda do produto.

Isso acontece porque a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), reduziu o número de produção e exportação dos combustíveis. Desse modo, as demandas estão cada vez mais insuficientes em relação a queda da comercialização, intensificando mediante a situação do Covid-19.  

Economistas afirmam que, os números negativos tornam-se ainda piores com a elaboração e suspensão de contratos em meio a clima de instabilidade política.   

Há um pouco de exagero no que estamos vendo hoje. Mas isso não afasta a questão de que há uma oferta brutal [da commodity]. Realmente é algo inédito, mas muito específico desse vencimento”, afirmou ao Estadão/Broadcast Ilan Solot, estrategista do Brown Brothers Harriman (BBH). 

Leia também: Pesquisa mostra 5 milhões de vagas sendo fechadas NESTES setores 

Setor em desenvolvimento 

Contrapartida ao cenário de crise, o setor do varejo vem reagindo positivamente a atual situação. Nessa segunda-feira (20), o fechamento do pregão mostrou avanços para a: Magazine Luiza ON (+8,72%), Lojas Americanas PN (+5,79%) e B2W ON (+4,63%). Na parte de moda, os números ficaram positivos para a Cia Hering ON (+5,40%), Lojas Renner ON (+4,00%) e Via Varejo ON (+1,70). 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.