Compras do fim do ano: como se organizar

Com o final do ano chegando as compras de natal e ano novo são tradição para milhares de famílias brasileiras. Para não começar o próximo ano no vermelho é importante manter um planejamento e organizar as finanças. Tendo ciência sobre os gastos das compras do fim do ano.

Compras do fim do ano: como se organizar
Compras do fim do ano: como se organizar

Nesta época é já esperado o recebimento de alguns benefícios dados pelo Governo Federal, entre eles o décimo terceiro salário, as famílias de baixa renda receberão o 13º do Bolsa Família. E, recentemente, o saque imediato das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

Os valores divergem para cada uma dos beneficiários, mas em comum o desejo de utiliza-lo para quitar algumas dívidas ou investir. Especialistas alertam sobre o cuidado no planejamento.

“É importante colocar na ponta do lápis, considerando as contas deste período e, se necessário, deixar algum desse valor para as obrigações já do próximo ano”, explica Alexandre Novaes, economista.

O especialista detalha que os gastos com amigos secretos, confraternizações e comemorações que são inclusas nas compras do fim de ano, devem ser reduzidos caso não haja algum fundo para auxiliar no pagamento dos impostos, como IPVA e IPTU.

Ainda de acordo com Alexandre, é importante ter atenção e realizar o planejamento com cuidado. Ele orienta caso as contas estejam em dia, investir o dinheiro extra na poupança ou fundos públicos, como Tesouro Direto.

Dinheiro extra nas compras do fim do ano

Aqueles que recebem benefícios trabalhistas devem ficar atentos ao calendário de pagamentos referentes aos saques-imediatos do FGTS e o do Bolsa Família.

Já para o 13º salário, as empresas têm até o final de dezembro para realizar a transferência do valor para os trabalhadores. Confira os calendários:

Calendário do 13º do Bolsa Família

Para receber o 13º salário do Bolsa Família os beneficiados devem ficar atentos ao calendário divulgado. A data para pagamento obedece o número final do NIS (Número de Identificação Social).

Calendário do 13º salário para assegurados do INSS

Para benefícios acima um salário mínimo (+R$998)

Final 1 e 6 – 2/dez;
Final 2 e 7 – 3/dez;
Final 3 e 8 – 4/dez;
Final 4 e 9 – 5/dez;
Final 5 a 0 – 6/dez.

Já aqueles que recebem até um salário mínimo têm outro cronograma já determinado pelo governo; confira:

Para benefícios de até um salário mínimo (R$998)

Calendário do Saque-Imediato do FGTS

Sair da versão mobile