ALERTA! INSS anuncia mudanças no benefício por incapacidade

Oferecido aos trabalhadores com licença médica superior há 15 dias, o auxílio-doença é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em abril, o órgão anunciou mudanças para facilitar o acesso dos brasileiros ao benefício por incapacidade. 

Para agilizar o processo de perícia médica e a liberação do benefício, o INSS desenvolveu uma ferramenta chamada “Atestmed“. Com ele, é possível solicitar benefícios por incapacidade temporária, como o auxílio-doença, e até o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

É importante lembrar que até o 15º dia de afastamento do funcionário do ambiente de trabalho, o salário do empregado é responsabilidade do empregador. Após o prazo, o compromisso passa a ser do INSS.  Não existe período mínimo ou máximo para receber o auxílio-doença. Enquanto estiver comprovado por perícia médica, o beneficiário tem o direito de continuar de licença e receber o salário.

Como solicitar o benefício por incapacidade pelo Atesmed?

O Governo Federal passou a aceitar a perícia médica pelo Atestmed para os pedidos de auxílio-doença. O benefício é concedido mediante avaliação do atestado médico, sem precisar que o trabalhador saia de casa para passar pelo exame médico em uma unidade do INSS.

Para dar início a solicitação, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Confira o passo a passo:

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como conseguir aprovação do benefício por incapacidade o mais rápido possível. Confira

INSS

O INSS é uma autarquia do Governo Federal que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social. Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS.

Outras informações sobre os benefícios do INSS estão disponíveis no FDR.

 

Marina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile