O programa Jovem Aprendiz Itaú garante mais oportunidades para jovens de baixa renda que desejam ter a oportunidade do primeiro emprego no Brasil. Por se tratar de uma das empresas mais relevantes no país, o programa de aprendizagem do Itaú busca, por meio da Lei da Aprendizagem, a auxiliar na mobilidade social de centenas de estudantes.
A principal intenção do projeto é proporcionar a experiência do mercado de trabalho aos jovens, auxiliar no início da profissão e garantir menores índices de desigualdade no país.
De acordo com estudos, quase 4 milhões de pessoas já foram alcançadas e tiveram suas vidas mudadas com o Jovem Aprendiz.
Como funciona a Lei do Aprendiz?
O programa funciona em um total de dois anos. Neste tempo, o jovem tem a oportunidade de conhecer a profissão por meio de módulos com vivências teóricas e práticas.
Inicialmente, a pessoa tem contato direto com a empresa e a profissão. Tudo isso acontece sobre supervisão de um professor.
Ao final desse período, o estudante tem contato com a categoria teórica. Neste momento, vai acontecer a relação direta dos assuntos que vão direcionar o estudante a ser um futuro profissional daquela área. Como o prazo é de 24 meses, o Jovem Aprendiz pode ser demitido ou admitido na função.
As principais situações que possibilitam ou não a contratação do novo funcionário é a análise do desempenho durante o período como Jovem Aprendiz. Ações como produtividade, facilidade de trabalhar em equipe, responsabilidade e características similares a estas, são levadas em consideração.
A Lei do Aprendiz pode também ser comumente chamada de Menor Aprendiz, Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal, todas tem a mesma função, porém apresentam nomenclaturas diferentes.
Para que fosse fundamentado e entrasse em vigor o programa, o Estatuto da Criança e do Adolescente precisou ser modificada.
Por meio da Constituição de 1988, as condições trabalhistas são explicitadas. Antes, os adolescentes menores de 18 não poderiam ter contato com atividades laborais. Porém, com o projeto, as cláusulas precisaram ser modificadas e as normas mudadas para possibilitar a aprendizagem remunerada por meio do projeto.
Quem pode se inscrever no programa Jovem Aprendiz?
Segundo a Lei de Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte precisam separar uma porcentagem de vagas para a contratação deste público-alvo.
O índice varia de acordo com o tamanho da empresa estando entre 5% e 15% a quantidade de funcionários admitidos pelo Jovem Aprendiz.
O grupo que caracteriza como sendo Jovem Aprendiz precisa estar em condição escolar. Caso não tenham concluído o ensino fundamental, é necessário estar matriculado em uma unidade pública. Aos alunos do nível médio, as regras são as mesmas.
No entanto, se o jovem que está entre a faixa etária do projeto já concluiu o ensino básico, ele pode se inscrever no projeto e destinar o tempo ao aprendizado profissional e a frequência das aulas nas unidades inscritas no programa.
Para se inscrever no programa, é necessário que a faixa etária seja respeitada. A idade precisa estar entre 14 a 24 anos.
As pessoas portadoras de alguma deficiência não precisam seguir estas regras de faixa etária e também no que se refere a escolaridade. Basta apenas se inscrever no programa e comprovar a deficiência por meio de laudos médicos.
A carga horária máxima exigida é 6 horas. Algumas empresas colocam como 8 horas a carga horária necessária.
No entanto, essas duas horas acrescidas não podem ser na modalidade prática e sim para ensinamentos teóricos sobre a área escolhida pelo Jovem Aprendiz.
No contrato entre o Jovem e a Empresa é preciso que sejam esclarecidas todas as informações necessárias, assim como salário, carga horária determinada, descontos e afins.
O valor da remuneração não pode ser menor que o piso salarial nacional em vigor. Caso a empresa forneça auxílios ou benefícios, o valor devem ser acrescidos ao salário do Jovem Aprendiz.
Quanto aos benefícios, o programa oferece 13º salários e férias que devem coincidir com o período de recesso escolar. O recolhimento do valor destinado ao INSS também é de caráter obrigatório.
Além do Itaú, há vagas abertas para Jovem Aprendiz 2021 nas empresas:
- Serasa (clique aqui)
- Magazine Luiza (clique aqui)
Jovem Aprendiz Itaú
O Unibanco, mais conhecido como Itaú, foi criado em 2008 e hoje configura como uma das maiores instituições financeiras do país. Está ativo em 21 países e só no Brasil totaliza mais de 5 mil agências bancárias e 26 mil caixas de atendimento.
Com todo esse crescimento, já era de se esperar que este banco fosse parceiro do programa. De acordo com a Lei do Aprendiz, a parceria é um benefício mútuo entre empregado e empregador.
Para o Jovem Aprendiz, a abertura de oportunidades, para as empresas, a chance de formar profissionais e ter funcionários jovens e proativos compondo o grupo empresarial.
De acordo com o Banco Itaú, o Jovem Aprendiz Itaú pode atuar das áreas de administração central ou nas redes de atendimento das agências. São, portanto, chances de contratação em todo o solo nacional.
Os pré-requisitos de contratação do programa Jovem Aprendiz do Itaú depende a empresa pelo qual está sendo feita a inscrição.
Para os interessados em entrar no Itaú, as regras do Jovem Aprendiz Itaú são:
- Ter faixa etária entre 16 e 22 anos. Para trabalhar em agências é necessário ter uma idade superior a 18 anos;
- Concluinte do Ensino Médio;
- Características importante como facilidade de resolução de problemas, ser ativo e proativo, disponibilidade de executar várias funções;
- Jovens em situação de vulnerabilidade social e alunos advindos da rede pública de ensino.
Se selecionado, o Jovem Aprendiz Itaú tem direito de receber:
- Vale-Alimentação;
- Plano de Saúde;
- Seguro de Vida;
- Vale-Transporte.
O processo de inscrição está fundamentada em 4 etapas. São elas:
- Cadastro e teste na modalidade online;
- Entrevista em formato coletivo acrescido de metodologias de dinâmica de grupo;
- Entrevista em formato individual;
- Processo de admissão e contratação do Jovem Aprendiz Itaú.
Vagas e inscrições para Jovem Aprendiz Itaú
O processo de inscrição é realizado pelo site oficial do Banco Itaú. Para isso, você precisa seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar o portal oficial do Itaú;
- Clicar em trabalhe conosco;
- Vá para inscreva-se;
- Clique em deixe seu currículo.
Depois dessas etapas, basta esperar o banco entrar em contato. É muito importante que os dados cadastrais estejam sempre atualizados pois é por meio deles que será feita convocação para as entrevistas e uma posterior admissão à vaga.
O processo de procura por oportunidades é fácil. Por meio deste site, você pode encontrar as vagas por estados, cidades e nível. De acordo com o site, há a presença de 340 vagas. Por conta da pandemia, o processo de contratação está um pouco lento.
Atualmente, tem vagas abertas na Bahia, São Paulo, Curitiba, Ouro Preto-MG e Teresina. Para ter acesso à todas as vagas e ao processo de inscrição, clique aqui.