Começa nesta terça-feira, 20, em Belo Horizonte (BH), a vacinação de idosos com 62 anos de idade incompletos até o dia 30 de abril. Na próxima quinta-feira, 22, é a vez de pessoas com 61 anos, enquanto a imunização contra a Covid-19 de profissionais da saúde com idade superior a 40 anos, fica para o sábado, 24.
A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a Covid-19, após ser contemplada por uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde. A vacinação começa às 07h30 e vai até às 16h30 nos postos de saúde espalhados pela capital mineira.
Entre eles, há sete pontos no modelo de drive-thru que funcionam entre 08 e 16h30. Os endereços de cada um dos pontos de vacinação instalados pela cidade podem ser conferidos aqui.
Nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes, a vacinação contra a Covid-19 funcionará em horário especial. Nos pontos fixos a imunização começará às 07h30 e terminará às 15h. Enquanto nos pontos de drive-thru, o horário de funcionamento será entre 08h e 15h.
Ao se dirigir a uma das localidades, o idoso precisará apresentar o documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência para receber a dose do imunizante. Recomendações informam que cada idoso, se necessário, vá acompanhado de apenas uma pessoa com o objetivo de evitar aglomerações.
É preciso informar que os idosos do público alvo que se encontram acamados ou que possuem a mobilidade reduzida, precisam realizar um cadastro no site da Prefeitura de BH. Esta inscrição permitirá que o idoso seja vacinado em casa.
No geral, terão direito à participar dessa etapa da vacinação, aqueles que se enquadrarem nos seguintes requisitos:
- Ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
- Ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 13 de abril;
- Ter completado 40 anos ou mais até 30 de abril;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;
- Não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Se tratando de profissionais da saúde devidamente cadastrados para a vacinação, será preciso apresentar esta documentação:
- Documento de identificação com foto;
- Registro no conselho profissional;
- Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de: Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou Contrato de trabalho; ou Relatório do CNES; ou Declaração de Imposto sobre a Renda – Pessoa Física 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.