Profissionais da saúde são imunizados com 2ª dose da vacina em SP e RJ

Campanha de vacinação contra a covid-19 avança no Rio de Janeiro e em São Paulo. A partir desta segunda-feira (19), as secretarias de saúde de ambos os estados estarão ampliando o número de pessoas inclusa nos grupos prioritários. Para os profissionais de saúde, há a aplicação da segunda dose e inserção de cidadãos mais novos. Acompanhe.

Profissionais da saúde são imunizados com 2ª dose da vacina em SP e RJ (Imagem: Governo de São Paulo)
Profissionais da saúde são imunizados com 2ª dose da vacina em SP e RJ (Imagem: Governo de São Paulo)

Enquanto o país segue lidando com os números de mortes pelo novo coronavírus, seus estados correm contra o tempo para antecipar a campanha de vacinação contra a doença.

Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo passaram a priorizar a imunização dos profissionais de saúde, com doses ofertadas para mais de 40 mil pessoas.

Vacinação da covid-19 em São Paulo

Para os paulistanos a semana é de ampliação no cronograma de imunização. A partir desta segunda-feira (19), a secretaria estadual estará aplicando a vacina para os profissionais de saúde com 47, 48 e 49 anos. Ao todo, a previsão é de que mais de 30 mil pessoas sejam medicadas com a primeira dose.

Há ainda a aplicação da segunda dose para os: enfermeiros/técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas/ terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos/técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS CoV2 e análise de amostra de covid-19; farmacêuticos/técnico de farmácia; odontólogos/ASB (auxiliar de saúde bucal) e TSB (técnico de saúde bucal; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física e médicos veterinários.

Os novos convocados devem fazer o agendamento da medicação através do site Vacina Já. Basta fornecer as documentações de identificação pessoal e comprovação profissional para poder ter acesso ao medicamento.

Campanha de vacinação contra a covid-19 no Rio de janeiro

Já no estado do RJ a campanha também vem priorizando os profissionais de saúde e também os da educação. Ao longo dos próximos dias as doses serão concedidas para quem tem 50 anos ou mais, de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela secretaria de saúde estadual.

Profissionais da saúde são imunizados com 2ª dose da vacina em SP e RJ (Imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro)
Profissionais da saúde são imunizados com 2ª dose da vacina em SP e RJ (Imagem: Prefeitura do Rio de Janeiro)

As doses estão sendo aplicadas nos postos da Prefeitura do Rio pela cidade, como Clínicas da Família. Quem for convocado deverá apresenta os dois últimos contracheques que comprove o serviço prestado e um documento oficial com foto.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.