Governo do ES anuncia início da vacinação da COVID-19 para profissionais da educação

O Estado do Espírito começou a vacinação em combate à COVID-19 para profissionais da educação na última quinta-feira (15). Neste momento, estão sendo imunizados os trabalhadores da educação entre 50 e 59 anos.

Governo do ES anuncia início da vacinação para profissionais da educação
Governo do ES anuncia início da vacinação para profissionais da educação (Imagem: Reprodução/Gazeta)

Os trabalhadores da educação, das redes pública e privada do Espírito Santo, estão recebendo a vacina da COVID-19.

O início da vacinação para esse grupo aconteceu na quinta-feira, em um ato simbólico no Palácio Anchieta, na capital do Estado.

Na solenidade, seis professores receberam a primeira dose do imunizante, marcando assim, o início da vacinação para profissionais da educação. De acordo com o governo do Estado, serão usadas as doses da reserva técnica enviada pelo Ministério da Saúde.

Desse quantitativo, 30% será reservado para os agentes da Segurança Pública e 70% para os trabalhadores da área educacional. A estimativa é que sejam vacinados 66.145 mil profissionais.

Dessa maneira, como se trata de um pequeno quantitativo, o grupo será vacinado de forma escalonada. Por esse motivo, os primeiros a receber serão os que possuem idade entre 50 e 59 anos.

Essa divisão foi definida elo Estado, junto com os municípios, por meio da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite nº 046/2021.

Mesmo tendo sido realizado o ato simbólico que marca o início da vacinação para profissionais da educação, esse grupo só começará a ser imunizado a partir da próxima semana.

O governo do Espírito Santo divulgou a ordem de recebimento das doses. Porém, não foram informadas as datas. O governador do estado, Renato Casagrande, afirmou os grupos serão atendidos, com base na faixa etária. Veja abaixo a ordem:

  • 50 a 59 anos;
  • 40 a 49 anos;
  • 30 a 39 anos;
  • 18 a 29 anos.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, deu mais detalhes sobre a vacinação para profissionais da educação. Segundo ela, a prioridade é imunizar os trabalhadores que estão em sala de aula.

O secretário de educação do Estado, Vitor de Angelo, informou que o Espírito Santo possui quase 42 mil professores da educação básica. Entre esses profissionais, 7.680 estão na faixa etária de 50 a 59 anos.

A Secretaria de Educação fará uma listagem nominal dos profissionais, de acordo com a idade. Essa lista será repassada para os municípios, a fim de não haja fraude ou recebimento de dose antecipada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.