Cuiabá cria sistema para aumentar número de imunizados com vacina da Covid-19

No início deste ano, a prefeitura de Cuiabá lançou o “vacinômetro”. A ferramenta foi criada com o objetivo de apurar e atualizar diariamente a quantidade de pessoas imunizadas com a vacina da Covid-19 na capital mato-grossense.

Cuiabá cria sistema para aumentar número de imunizados com vacina da Covid-19
Cuiabá cria sistema para aumentar número de imunizados com vacina da Covid-19. (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vilhena)

A ferramenta está disponível no site “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, vinculada ao portal oficial da Prefeitura de Cuiabá. Até a última atualização feita no dia 16 de abril, o vacinômetro apontava que 82.165 doses da vacina da Covid-19 já haviam sido aplicadas. Deste total, 60.664 se referem à primeira dose, enquanto os 21.501 são da segunda dose do imunizante. 

O site também possui um campo específico que pode ser identificado pelo botão “Pré-cadastro”. Ao clicar nele, o cidadão será redirecionado para uma nova página onde conseguirá fazer um agendamento prévio para a aplicação da primeira ou segunda dose da vacina da Covid-19.

Contudo, mesmo diante de todos os esforços voltados à campanha de vacinação contra a Covid-19, a prefeitura informou que mais de seis mil pessoas não receberam a segunda dose da vacina da Covid-19. Os dados foram apurados em conjunto com o Localiza Sus.

Segundo o levantamento, apenas idosos com 80 anos de idade ou mais, somam 1.999 pessoas que ainda não se dirigiram aos postos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. 

A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acredita que esta parcela do grupo prioritário tenha se esquecido do calendário de imunização. Também é preciso informar alguns outros fatores que podem ter influenciado neste atraso.

É o caso de idosos que vieram a óbito após tomar a primeira dose da vacina da Covid-19, além daqueles que testaram positivo para a doença e permanecem em isolamento aguardando pela recuperação. O mesmo vale para os cidadãos que foram imunizados com a segunda dose em outros municípios. 

No intuito de seguir com o calendário de aplicação da vacina da Covid-19, a prefeitura de Cuiabá clama para que aqueles integrantes do grupo prioritário que ainda não foram receber a segunda dose do imunizante, que se dirijam o quanto antes aos pontos de vacinação.

Foram organizados dois pontos de vacinação, sendo um no Centro de Eventos do Pantanal ou da Universidade Federal do Mato Grosso. Nesta segunda localização, funciona apenas a modalidade de drive-thru. 

Ressaltando que a orientação também é válida para quem não fez o pré-cadastro no site Vacina Cuiabá. Isso porque, no início deste mês, o município recebeu uma nova remessa de vacina da Covid-19 contendo 84.722 doses. Destas 64.058 já foram aplicadas, sendo 45.975 na primeira dose e 18.083 na segunda.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.