Um dos grandes desafios de ser um Microempreendedor Individual (MEI) é entender que nem sempre as coisas vão ao seu favor. É preciso possuir um nome limpo e disponibilidade de crédito em momentos complicados e que demandam investimento pesado. Fique atento(a) aos detalhes que vamos te passar abaixo:
Para as pessoas que são MEI, existem desafios únicos. A função MEI demanda muita responsabilidade das pessoas que decidem trabalhar no ramo informal e não obter os direitos que os trabalhadores formais obtém ao longo da sua vida profissional. Existem diferenças gritantes entre as formas de agir.
Quando um cidadão exerce a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada, a pessoa goza de muitos benefícios que são garantidos pelo governo federal e pela constituição trabalhista. Ou seja, é “mais seguro” quando você exerce o seu serviço de maneira formal.
Benefícios como o seguro-desemprego, salário-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria, PIS/PASEP, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); todos estes auxílios tornam-se inutilizáveis para as pessoas que trabalham, mas que no regime informal e são MEI.
Então, quando algo no ocorre como planejado, cabe ao próprio MEI resolver a situação. Por vezes, o trabalhador não possui a renda necessária para consertar algo que pode agravar as suas contas no final do mês. Por isso, para quem é MEI, é extremamente importante manter o seu nome limpo.
MEI: como garantir acesso à crédito?
Para quem é MEI, existem opções para que possa obter a renda necessária para realizar uma atividade e ter sucesso e lucro em seu trabalho. Porém, o primeiro questionamento que deve ser realizado é se o dinheiro que o cidadão está prestes a solicitar realmente é necessário e será fundamental para o seu negócio.
Se não for, ou se você acha que não conseguirá pagar o valor obtido, não solicite. Isto pode agravar a sua vida financeira em patamares que serão de extremo agravo em sua vida futura. O nome sujo na praça faz com que as pessoas não tenham acesso ao crédito e só realizem as coisas com o dinheiro em conta.
Quando se tem o nome limpo, instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Serasa oferecem vantagens exclusivas que farão com que o MEI tenha acesso ao valor desejado em boas condições. Porém, isto varia de caso a caso, então procure sentar, colocar tudo na ponta do lápis e tomar uma decisão.