Aposentados do INSS se surpreendem com valor ACIMA do salário mínimo

O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para os meses de maio e junho conta com um valor adicional. O cronograma que teve início em 25 de maio e que é referente àquele mês termina em 7 de junho, até lá novos grupos serão contemplados com o seu benefício previdenciário. Para muitos aposentados e pensionistas a quantia paga nesse mês surpreendeu.

Aposentados do INSS se surpreendem com valor ACIMA do salário mínimo
Aposentados do INSS se surpreendem com valor ACIMA do salário mínimo (Imagem: FDR)

Para quem tem direito a aposentadoria ou pensão limitada ao piso do INSS, equivalente ao salário mínimo, a única chance de receber benefício maior é quando o 13º salário é pago. Justamente o que tem acontecido durante o calendário de maio, em que 50% do valor total do décimo terceiro está sendo depositado sem desconto.

Em junho esse grupo passa a acessar os outros 50%, mas quem é contribuinte do Imposto de Renda terá que lidar com os descontos. Além dos aposentados e pensionistas, quem tem direito a um auxílio previdenciário temporário como auxílio doença ou salário maternidade também pode ser contemplado. Nesse caso receberão a quantia proporcional aos meses que o salário está sendo pago.

Aqueles que passarem a receber algum benefício vindo do INSS a partir de maio, poderão receber um 13º pagamento também proporcional, mas em dezembro. O calendário da primeira parceira entra em uma nova fase a partir dessa quinta-feira (1), quando aposentados e pensionistas que ganham acima do piso dão início aos saques.

Qual valor do 13º salário do INSS

Diferente de um trabalhador que está ativo no mercado e que pode receber bônus por produtividade, comissão, adicionais e horas extras, o salário do aposentado e pensionista é fixo. Entra no cálculo do valor do 13º salário do INSS a quantia bruta, e não o liquido que algumas vezes conta com descontos de empréstimo e taxas.

Tendo isso em vista, os sistemas fazem o seguinte cálculo sobre o pagamento:

  • Somam toda a média de valores do salário do trabalhador no último ano;
  • Dividem essa quantia por 12 (número de meses do ano);
  • Multiplicam pelo número de meses em que o cidadão tem recebido o benefício;
  • Dividem o resultado para as duas parcelas do 13º.

Calendário do 13º do INSS em maio

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 25/05
2 26/05
3 29/05
4 30/05
5 31/05
6 01/06
7 02/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01/06
2 e 7 02/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]