Quem trabalhar na quinta-feira (30) pode receber benefício extra no salário

Um determinado grupo de trabalhadores pode se beneficiar com o recebimento em dobro pela hora de serviço por conta do trabalho nesta quinta-feira (30). Este não é um benefício que será concedido a todos os funcionários do país, mas pode atingir boa parte deles.

trabalho no feriado
Quem trabalhar na quinta-feira (30) pode receber benefício extra no salário
(Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Para alguns trabalhadores esta será uma semana mais curta, isso porque na quinta-feira (30) será comemorado feriado de Corpus Christi. Diferente do que muitas pessoas imaginam, esta data não é feriado nacional. No entanto, onde há decreto de feriado quem trabalha tem vantagens.

Trabalhar na quinta-feira (30) dá direito a pagamento em dobro?

Depende! O trabalho na quinta-feira (30) pode ser obrigatório para boa parte dos brasileiros, porque onde não é comemorado como feriado a data é ponto facultativo. Ou seja, cada empresa escolhe se vai ou não aderir a folga, e aqueles que optarem pelo funcionamento não são penalizados.

Por outro lado, nos lugares onde o Corpus Christi é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a:

  • Receber em dobro pelo dia de serviço; ou
  • Uma folga compensatória em outro dia da semana. 

Empresas de funcionamento essencial, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e outros, podem usar a estratégia de escala com os seus colaboradores. Dessa forma, o que grupo que trabalhar no feriado folga em outro dia da semana. 

Onde é decretado feriado na quinta-feira (30)?

Nos lugares onde Corpus Christi não é feriado, os trabalhadores podem ser obrigados a produzir normalmente e sem nenhum benefício por isso. Algumas das capitais onde o dia 30 de maio será considerado oficialmente como feriado incluem:

  • São Paulo (SP);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Curitiba (PR).

Ainda assim, vale ficar atento ao funcionamento de alguns comércios ou serviços da sua cidade. Os bancos, por exemplo, não funcionam em nenhum lugar do país porque a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) aderiu ao ponto facultativo e deu feriado para todos. 

Sem o funcionamento dos bancos, eu explico como fica o calendário do Bolsa Família nesta matéria. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com