Quem trabalhar na quinta-feira (30) pode receber benefício extra no salário

Um determinado grupo de trabalhadores pode se beneficiar com o recebimento em dobro pela hora de serviço por conta do trabalho nesta quinta-feira (30). Este não é um benefício que será concedido a todos os funcionários do país, mas pode atingir boa parte deles.

trabalho no feriado
Quem trabalhar na quinta-feira (30) pode receber benefício extra no salário
(Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Para alguns trabalhadores esta será uma semana mais curta, isso porque na quinta-feira (30) será comemorado feriado de Corpus Christi. Diferente do que muitas pessoas imaginam, esta data não é feriado nacional. No entanto, onde há decreto de feriado quem trabalha tem vantagens.

Trabalhar na quinta-feira (30) dá direito a pagamento em dobro?

Depende! O trabalho na quinta-feira (30) pode ser obrigatório para boa parte dos brasileiros, porque onde não é comemorado como feriado a data é ponto facultativo. Ou seja, cada empresa escolhe se vai ou não aderir a folga, e aqueles que optarem pelo funcionamento não são penalizados.

Por outro lado, nos lugares onde o Corpus Christi é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a:

  • Receber em dobro pelo dia de serviço; ou
  • Uma folga compensatória em outro dia da semana. 

Empresas de funcionamento essencial, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e outros, podem usar a estratégia de escala com os seus colaboradores. Dessa forma, o que grupo que trabalhar no feriado folga em outro dia da semana. 

Onde é decretado feriado na quinta-feira (30)?

Nos lugares onde Corpus Christi não é feriado, os trabalhadores podem ser obrigados a produzir normalmente e sem nenhum benefício por isso. Algumas das capitais onde o dia 30 de maio será considerado oficialmente como feriado incluem:

  • São Paulo (SP);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Curitiba (PR).

Ainda assim, vale ficar atento ao funcionamento de alguns comércios ou serviços da sua cidade. Os bancos, por exemplo, não funcionam em nenhum lugar do país porque a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) aderiu ao ponto facultativo e deu feriado para todos. 

Sem o funcionamento dos bancos, eu explico como fica o calendário do Bolsa Família nesta matéria. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com