Inscritos no Bolsa Família são pegos de surpresa com suspensão de pagamentos na CAIXA

O pagamento de maio dos inscritos no Bolsa Família termina nesta semana. A ordem de depósitos considera o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular. Mas, nesta semana os valores serão creditados em data diferente por conta do feriado nacional.

bolsa família
Inscritos no Bolsa Família são pegos de surpresa com suspensão de pagamentos na CAIXA
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na quinta-feira (30) será comemorado o feriado de Corpus Christi, este é um feriado nacional, ou seja, vale para todo país. A comemoração está presente no calendário católico, e todos os bancos, como a Caixa Econômica, não funcionam nesta data. Logo, o depósito do Bolsa Família será atingido.

Como fica o pagamento do Bolsa Família nesta semana?

Na prática, o pagamento do Bolsa Família que deveria acontecer na quinta-feira (30) é transferido para o próximo dia útil que é a sexta-feira (31). Como a Caixa Econômica não abre no feriado não há como fazer pagamento neste dia.

Na verdade, nenhum banco ou instituição pública ficarão abertos nesta data. Por isso, o cronograma do mês de maio é alterado da seguinte forma:

Número final do NIS

Data de pagamento

1

17 de maio

2

20 de maio

3

21 de maio

4

22 de maio

5

23 de maio

6

24 de maio

7

27 de maio

8

28 de maio

9

29 de maio

0

31 de maio

Como fazer o saque do Bolsa Família no feriado?

O saque do Bolsa Família no feriado só fica disponível para quem recebeu o benefício até o dia útil anterior, ou seja, até 29 de maio. Neste caso, são todos os inscritos com NIS final 1 ao 9. Como o pagamento já ocorreu o saque fica garantido no feriado.

Quem tem o NIS final 0 vai precisar esperar a sexta-feira (31) para receber. A única exceção fica para quem mora em cidade onde foi decretada situação de calamidade pública, para eles o pagamento aconteceu no dia 17 de maio, independente do NIS.

Com as agências fechadas, o saque do Bolsa Família nesta data pode ser feito por meio de:

  • Caixa eletrônico – usando o cartão do programa, ou a opção “saque sem cartão” no App do Caixa Tem;
  • Caixa Tem – por meio de PIX, transferência, pagamento de boleto, cartão de débito virtual e outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com