Benefício estendido: mais 2 parcelas do seguro-desemprego estão disponíveis

Com o intuito de auxiliar as famílias que estão sendo afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Governo Federal liberou o pagamento de duas parcelas extras do seguro-desemprego para os trabalhadores que estão recebendo este benefício e moram no Rio Grande do Sul.

Benefício estendido: mais 2 parcelas do
seguro-desemprego estão disponíveis. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Estima-se que 140 mil trabalhadores desempregados serão beneficiados com o pagamento das duas parcelas extras do seguro-desemprego. O benefício é pago em três a cinco parcelas, assim quem receberia três parcelas, receberá cinco. 

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre seguro-desemprego, confira.

Como solicitar as parcelas extras?

Para ter acesso às duas parcelas extras do seguro-desemprego, é necessário realizar a solicitação através do portal Gov.br, do aplicativo Carteira de Trabalho ou se dirigir a uma das unidades da Superintendência Regional do Trabalho.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

O seguro-desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores desempregados que se enquadrem nos seguintes critérios estabelecidos pelo Governo:

  • Tenham sido dispensados sem justa causa;
  • Estejam desempregados no momento da solicitação do benefício;
  • Não possuam renda própria suficiente para sustentar a família;
  • Não estejam recebendo outro benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Outros benefícios antecipados

Além dos valores extras do seguro-desemprego, o Governo Federal liberou o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a antecipação das parcelas do abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores atingidos pelas fortes chuvas.

O saque calamidade do FGTS poderá ser de até R$ 6.220 e o abono terá uma média de R$ 1.705,23 por parcela.

Os beneficiários do Bolsa Família também receberão os valores referentes ao mês de maio antecipadamente, ou seja, no dia 17 de maio, independente do número final do NIS.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.