Idosos receberão 1 salário mínimo do governo a partir da próxima semana

A partir da próxima semana começa a ser pago o valor de 1 salário mínimo, já atualizado com o reajuste de 2024, para idosos com mais de 65 anos. A ideia é que possam receber aqueles que vivem em situação de baixa renda e que não possuem outra fonte de renda para garantir o básico.

Idosos receberão 1 salário mínimo do governo a partir da próxima semana
Idosos receberão 1 salário mínimo do governo a partir da próxima semana (Imagem: FDR)

O salário mínimo será pago aos idosos por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para receber é preciso preencher alguns requisitos básicos que dão direito de sacar o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Este é um pagamento assistencial e contempla pouco mais de 5 milhões de pessoas. 

Quais idosos podem receber salário mínimo do INSS?

O pagamento do BPC aos idosos serve para ajudar no sustento dessa pessoa que não tem ajuda da família, não trabalha e precisa lidar com os custos básicos de sobrevivência. Para comprovar que tem direito de acessar o salário mínimo todos os meses, o cidadão deve ser reconhecido como pessoa de baixa renda. 

Por se tratar de um benefício assistencial não é preciso ter contribuído para o INSS. Basta cumprir com requisitos como:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de no máximo 1/4 (25%) do salário mínimo por pessoa;
  • Possuir mais de 65 anos.

Calendário do BPC em janeiro

Os idosos que já foram aceitos no BPC receberão o pagamento do INSS a partir do dia 25 de janeiro, sempre com base no último dígito do seu benefício. Quem ainda não foi aprovado deve dar entrada pelo Meu INSS encaminhando os documentos necessários.

Lembrando que o primeiro passo é se inscrever no Cadastro Único para que seja gerado o seu NIS (Número de Identificação Social).

Número final do benefício Data de liberação
1 25 de janeiro
2 26 de janeiro
3 29 de janeiro
4 30 de janeiro
5 31 de janeiro
6 01 de fevereiro
7 02 de fevereiro
8 05 de fevereiro
9 06 de fevereiro
0 07 de fevereiro

 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]