Atenção! BPC muda as regras e deve aceitar novos grupos em breve

As regras que dão acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão ser alteradas em breve. Tudo porque, os deputados analisam a possibilidade de aumentar o limite de renda per capita para pessoas com deficiência. A decisão pode elevar significativamente o número de beneficiados pelo programa.

Atenção! BPC muda as regras e deve aceitar novos grupos em breve
Atenção! BPC muda as regras e deve aceitar novos grupos em breve (Imagem: FDR)

Na última terça-feira (16) foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o projeto que muda as regras do BPC. Segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pouco mais de 5 milhões de pessoas recebem o benefício atualmente.

Novo limite de renda para entrar no BPC

O pagamento do BPC atinge dois públicos específicos: idosos com mais de 65 anos, e as pessoas com deficiência de qualquer idade. O objetivo da liberação é que os beneficiados que vivem de baixa renda possam usar a quantia para sobreviver de forma digna, garantindo o básico.

Caso o projeto seja aprovado, mais pessoas teriam acesso ao valor de 1 salário mínimo por mês liberado pelo INSS. Funcionando assim:

  • Como é hoje: necessário conviver com renda mensal de no máximo 1/4 (25%) do salário mínimo por pessoa da família;
  • Como deve ficar: permitido a entrada de pessoas com deficiência que tenham renda mensal de no máximo 1 salário mínimo por pessoa da família.

Quando deve começar o novo limite de renda do BPC?

Ainda não se sabe quando o novo limite de renda para entrada no BPC será aprovado, ou se ele vai ser aprovado de fato. Por hora a proposta ainda está em um projeto de lei, tendo como relator o deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

“A proposta que aprovamos representa um avanço significativo em relação ao atual modelo, que estabelece um limite irrisório de 1/4 de salário mínimo para a concessão do BPC”, destacou o deputado.

Também foi incluso no projeto que os dependentes ou cuidadores dos beneficiários poderão continuar recebendo o salário caso os titulares venham a falecer.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com