Idosos recebem correção nos pagamentos do INSS e se decepcionam com o valor

Os pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam no dia 25 de janeiro. Já a partir deste depósito os valores de salário de aposentadoria ou pensão para os idosos serão reajustados. No entanto, muitas pessoas se decepcionaram com o aumento que foi aprovado pelo governo federal.

Idosos recebem correção nos pagamentos do INSS e se decepcionam com o valor
Idosos recebem correção nos pagamentos do INSS e se decepcionam com o valor (Imagem: FDR)

A partir deste mês os aposentados terão aumento nos pagamentos do INSS. O reajuste varia de 3,71% a 6,97% dependendo da quantia que é recebida pelo aposentado ou pensionista. O aumento salarial é obrigatório e deve acontecer pelo menos uma vez por ano, acompanhando a inflação.

Reajuste dos pagamentos do INSS em 2024

O Ministério da Previdência Social informou que a Dataprev já começou a rodar a folha de pagamento deste mês com os reajustes. Os valores creditados vão depender da quantia que era recebida pelo segurado até o ano passado. Isso porque, os pagamentos do INSS são divididos entre o mínimo e o máximo:

  • Piso do INSS: reajuste de 6,97% acompanhando o salário mínimo do país – R$ 1.412,00 em 2024;
  • Salários até o teto do INSS: reajuste de 3,71% acompanhando a inflação oficial do ano anterior – teto de R$ 7.786,00 em 2024.

Atualmente, 25.931.724 pessoas recebem até um salário mínimo e 13.370.823 acima do piso nacional. Desse total, 5,8 milhões ganham benefícios assistenciais. As informações são referentes ao mês de dezembro do ano anterior. 

Como consultar os pagamentos do INSS?

Os interessados podem consultar o quanto receberão nos pagamentos do INSS. Esta é uma forma de se programar melhor com o salário do mês, além de verificar a data em que a quantia vai cair na conta.

  • App Meu INSS – na opção “Extratos” e “Extratos de pagamentos”, possível filtrar a busca pelo mês desejado;
  • Central de Atendimento – ligue para o número 135, informe seu CPF e consulte o valor que será recebido em janeiro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]