A taxa de licenciamento do veículo é menor do que a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Além disso, é considerado como o tributo mais importante incidido sobre os veículos. Diante disso, entenda se existe a possibilidade de licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024.
É importante lembrar que o licenciamento é diferente do IPVA 2024. A licença somente é emitida quando todos os débitos do veículo são quitados, cobrando a taxa de renovação do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo). Enquanto o IPVA pode ser pago sozinho, mas com um valor maior.
Dá para licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024?
Não! O Detran (Departamento de Trânsito do Estado) não libera o licenciamento para quem ficar com o IPVA 2024 atrasado. Ou seja, para emitir o documento de CRLV para este ano é preciso quitar todos os impostos, incluindo o IPVA, que estiverem somados ao número de Renavam.
Vale ainda para multas, taxas e qualquer outro tipo de cobrança que incidir sobre o veículo. Por isso o governo do estado dá um prazo de licenciamento maior do que de pagamento do imposto, funciona assim:
- Quem não fizer o pagamento à vista com desconto, ou parcelado do IPVA, tem até a data de limite do licenciamento para quitar o imposto;
- Ou seja, é possível pagar o IPVA 2024 junto com a taxa do CRLV, mas sem desconto;
- O que não pode é pagar só o IPVA, ou querer gerar só a taxa de licença.
Como emitir a taxa de licenciamento do veículo?
Quem optar por pagar o IPVA 2024 junto com o licenciamento deve estar atento ao calendário. Após o vencimento da CRLV de acordo com a placa do veículo, quem transitar com o automóvel vai receber multa de trânsito e pode ter seu carro apreendido.
Para emitir a guia de pagamento, no mês de licenciamento o contribuinte deve:
- Acessar o site do Detran do seu estado;
- Clicar em “Débitos do veículo”;
- Selecionar “Consultar débitos do veículo”;
- Informar número do Renavam e placa;
- Serão apresentados todos os débitos, incluindo IPVA;
- Clique em “Fazer pagamento”.