URGENTE! IPTU 2024 no RJ tem isenção de pagamento SUSPENSA para 900 mil moradores

O começo de 2024 foi de novidades em relação ao IPTU 2024 do Rio de Janeiro. Isso porque o prefeito Eduardo Paes vetou a revisão dos critérios para a concessão da isenção de IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo de 928,4 mil imóveis da cidade. Entenda.

URGENTE! IPTU 2024 no RJ tem isenção de pagamento SUSPENSA para 900 mil moradores
URGENTE! IPTU 2024 no RJ tem isenção de pagamento SUSPENSA para 900 mil moradores. Imagem: FDR

A medida estava em um artigo do projeto de lei aprovado em novembro pela Câmara Municipal, que concedeu benefícios fiscais para incentivar construções ao longo da Avenida Brasil.

Para vetar o artigo, Paes entendeu que o texto viola a independência do Executivo, pois a medida violaria a lei Orgânica do município. O veto será discutido pelos vereadores, que podem derrubá-lo.

Consulta IPTU Rio de Janeiro 2024

A consulta do IPTU carioca pode ser feita no site da prefeitura de forma ágil e descomplicada. Em posse de algumas informações, o proprietário consegue consultar o tributo rapidamente. Siga o passo a passo:

  • Acesse o site da Secretaria de Fazenda e Planejamento (https://fazenda.prefeitura.rio/iptu/);
  • Clique em “IPTU 2024”;
  • Digite o número da inscrição do imóvel;
  • Pronto! Agora você pode salvar ou imprimir os débitos em aberto.

Como conseguir desconto no IPTU Rio de Janeiro?

A principal forma de desconto do imposto predial carioca é em caso de pagamento à vista, com 7% de abatimento caso o contribuinte quite o tributo até a data de vencimento da cota única.

Ademais, também há concessão de desconto nos seguintes casos:

Aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia

São isentos de pagar o Imposto todos os aposentados ou pensionistas cariocas com mais de 60 anos e com imóveis devidamente regularizados perante a prefeitura.

Nota carioca

Os contribuintes cadastrados e ativos no programa podem obter descontos no IPTU através do redirecionamento de créditos do Nota Carioca.

Na prática, o abatimento pode chegar a 100% do valor do Imposto, uma vez que os créditos concedidos no programa são ilimitados.

Portanto, quanto mais o contribuinte fazer compras incluindo o número de CPF na nota fiscal, mais descontos terá direito no programa.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].