Posso licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024? Entenda as regras!

A taxa de licenciamento do veículo é menor do que a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Além disso, é considerado como o tributo mais importante incidido sobre os veículos. Diante disso, entenda se existe a possibilidade de licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024. 

Posso licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024? Entenda as regras!
Posso licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024? Entenda as regras! (Imagem FDR)

É importante lembrar que o licenciamento é diferente do IPVA 2024. A licença somente é emitida quando todos os débitos do veículo são quitados, cobrando a taxa de renovação do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo). Enquanto o IPVA pode ser pago sozinho, mas com um valor maior.

Dá para licenciar o veículo sem pagar o IPVA 2024?

Não! O Detran (Departamento de Trânsito do Estado) não libera o licenciamento para quem ficar com o IPVA 2024 atrasado. Ou seja, para emitir o documento de CRLV para este ano é preciso quitar todos os impostos, incluindo o IPVA, que estiverem somados ao número de Renavam.

Vale ainda para multas, taxas e qualquer outro tipo de cobrança que incidir sobre o veículo. Por isso o governo do estado dá um prazo de licenciamento maior do que de pagamento do imposto, funciona assim:

  • Quem não fizer o pagamento à vista com desconto, ou parcelado do IPVA, tem até a data de limite do licenciamento para quitar o imposto;
  • Ou seja, é possível pagar o IPVA 2024 junto com a taxa do CRLV, mas sem desconto;
  • O que não pode é pagar só o IPVA, ou querer gerar só a taxa de licença.

Como emitir a taxa de licenciamento do veículo?

Quem optar por pagar o IPVA 2024 junto com o licenciamento deve estar atento ao calendário. Após o vencimento da CRLV de acordo com a placa do veículo, quem transitar com o automóvel vai receber multa de trânsito e pode ter seu carro apreendido. 

Para emitir a guia de pagamento, no mês de licenciamento o contribuinte deve:

  • Acessar o site do Detran do seu estado;
  • Clicar em “Débitos do veículo”;
  • Selecionar “Consultar débitos do veículo”;
  • Informar número do Renavam e placa;
  • Serão apresentados todos os débitos, incluindo IPVA;
  • Clique em “Fazer pagamento”.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]