Licenciamento Digital: Como emitir boleto online e atualizar CRLV-e no app

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o licenciamento de veículos no país todo passou a ser feito de forma digital. Por conta disso, é necessário emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ) Digital.

Licenciamento Digital: Como emitir boleto online e atualizar CRLV-e no app
Licenciamento Digital: Como emitir boleto online e atualizar CRLV-e no app (Imagem: Fernanda Alves/Detran-RS)

A validade do documento é de um ano e seu vencimento é de acordo com o calendário de licenciamento elaborado por cada estado. Ao final do prazo, a CRLV Digital fica vencida e pode gerar uma multa gravíssima (sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação) de R$ 293,47, além da apreensão do veículo.

Como gerar o boleto do licenciamento digital 

A taxa pode ser paga de três formas: através da internet, caixas eletrônicos e nas agências de bancos credenciados. O valor do licenciamento geralmente vem junto com as parcelas do IPVA. Caso você precise de um novo boleto, entre no site do Detran de seu estado.

Como acessar o CRLV digital

  • Para começar procure na loja de aplicativos do seu celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e instale;
  • Preencha tudo que for solicitado no cadastro de usuário no aplicativo;
  • Após o cadastro, ative a conta usando o link que foi enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital,  o motorista precisa validar o seu cadastro através do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou comparecendo pessoalmente ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é preciso realizar a validação do cadastro, é só informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • O próximo passo será a criação de sua “Chave de Acesso” que deve conter 4 dígitos;
  • Agora adicione a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Pronto! Agora você ja consegue visualizar os documentos adicionados.

Se você preferir, todo esse processo também pode ser feito através do Portal de Serviços do Denatran na internet.

Regras

Da mesma forma que acontece com o documento impresso, o CRLV-e (digital) só será expedido após o pagamento dos débitos relacionados a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, do veículo, assim como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

É importante destacar que a versão digital do CRLV possui a mesma validade jurídica e as mesmas informações do documento impresso.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA