Com período de transição para as novas regras da Reforma Previdenciária, o auxílio-doença deve mudar em 2024. A atualização deve ser feita pelo (INSS) Instituto Nacional do Seguro Social pelos próximos anos ainda. Veja o que será mudado no próximo ano.
O auxílio-doença deve mudar em 2024 como parte da Reforma Previdenciária. Pelo texto da Reforma, as alterações acontecerão até o ano de 2034, quando o benefício atinge o patamar desejado pela Previdência Social.
O benefício continua a ser solicitado pela internet; mas, algumas alterações já foram implementadas nesse quesito, saiba mais.
Mudanças no auxílio-doença em 2024
- Segurados do INSS de qualquer idade poderão solicitar o benefício.
- O auxílio-doença poderá ser concedido sem a necessidade de uma perícia médica, confira detalhes.
- Nesses casos o trabalhador deve fazer o envio dos documentos que comprovem a necessidade de afastamento do trabalho.
- O pedido poderá ser feito por meio do Atestmed.
- Na plataforma é possível fazer o pedido, enviar os documentos para a perícia documental e acompanhar o andamento da solicitação.
- Em breve o Governo Federal planeja implementar o uso de inteligência artificial na etapa de análise documental, o que poderá acelerar ainda mais a concessão do benefício.
- Além disso, a ideia é reduzir o número de fraudes no INSS. O que será possível através do cruzamento de dados feito pela IA.
- Além disso, através da telemedicina os segurados podem passar por perícia médica virtualmente, sem a necessidade de comparecer em uma agência da Previdência.
- Por fim, o INSS espera reduzir o tempo de concessão do benefício para até 45 dias.
Vale lembrar que o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) é diferente do benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).
Mas, o auxílio doença pode ser convertido em aposentadoria, caso durante a perícia seja comprovada que a incapacidade do trabalhador é de longo prazo. Ambos podem ser solicitados pelo Meu INSS.