Muitos brasileiros estão em dúvida sobre os requisitos mínimos para participar do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício é cedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e já possui o seu calendário de pagamentos estabelecido para dezembro deste ano. Veja mais informações abaixo.
Os critérios para o recebimento do BPC são alvo de bastante interesse por parte dos brasileiros. O governo federal garante o pagamento equivalente à um salário mínimo para os beneficiários do programa. Com isto, estes cidadãos são amparados financeiramente e conseguem realizar a quitação de dívidas.
Este valor é depositado de forma mensal pelo INSS. Portanto, é fundamental que o cidadão tenha um registro formal na Previdência Social. Além disto, o governo federal exige que, para ter acesso ao BPC, o interessado também tenha registro em uma outra plataforma estatal. Confira abaixo qual é a plataforma.
Detalhes sobre a aprovação do BPC
Para ter o seu BPC concedido, o cidadão precisa ter se registrado no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico. Esta base de dados é utilizada pelo governo federal para que haja o acompanhamento das famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade social e econômica.
Confira os requisitos mínimos para fazer parte do BPC:
- Idosos com ao menos 65 anos de idade;
- Possuir uma renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo;
- Incapaz de suprir financeiramente para si e para a sua família;
Onde realizar a solicitação para o Benefício de Prestação Continuada?
Para ter acesso ao valor em conta, o cidadão precisa primeiramente realizar o seu registro no Cadastro Único. Sendo aprovado, esta pessoa poderá entrar em contato com o INSS e buscar mais informações sobre a aprovação do benefício. Para mais informações sobre como entrar em contato com o INSS, clique aqui.