Critérios para o consignado do BPC são anunciados pelo INSS; veja como solicitar

Muitos brasileiros estão em dúvida sobre os requisitos mínimos para participar do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício é cedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e já possui o seu calendário de pagamentos estabelecido para dezembro deste ano. Veja mais informações abaixo.

Caiu no CRÉDITO ROTATIVO do cartão? Confira DICAS para sair do prejuízo
Critérios para o consignado do BPC são anunciados pelo INSS; veja como solicitar (Imagem: FDR)

Os critérios para o recebimento do BPC são alvo de bastante interesse por parte dos brasileiros. O governo federal garante o pagamento equivalente à um salário mínimo para os beneficiários do programa. Com isto, estes cidadãos são amparados financeiramente e conseguem realizar a quitação de dívidas.

Este valor é depositado de forma mensal pelo INSS. Portanto, é fundamental que o cidadão tenha um registro formal na Previdência Social. Além disto, o governo federal exige que, para ter acesso ao BPC, o interessado também tenha registro em uma outra plataforma estatal. Confira abaixo qual é a plataforma.

Detalhes sobre a aprovação do BPC

Para ter o seu BPC concedido, o cidadão precisa ter se registrado no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico. Esta base de dados é utilizada pelo governo federal para que haja o acompanhamento das famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade social e econômica.

Confira os requisitos mínimos para fazer parte do BPC:

  • Idosos com ao menos 65 anos de idade;
  • Possuir uma renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo;
  • Incapaz de suprir financeiramente para si e para a sua família;

Onde realizar a solicitação para o Benefício de Prestação Continuada?

Para ter acesso ao valor em conta, o cidadão precisa primeiramente realizar o seu registro no Cadastro Único. Sendo aprovado, esta pessoa poderá entrar em contato com o INSS e buscar mais informações sobre a aprovação do benefício. Para mais informações sobre como entrar em contato com o INSS, clique aqui.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].