Governo pagará abono natalino de UM salário mínimo para milhares de brasileiros

O governo federal está planejando o pagamento de um abono natalino para alguns milhares de cidadãos vinculados ao INSS. Porém, somente um grupo específico de brasileiros será contemplado com esta bonificação de natal. Veja abaixo quem são estes cidadãos.

APROVADA lei para reduzir filas do INSS e tempo de espera muda
Governo pagará abono natalino de UM salário mínimo para milhares de brasileiros (Imagem: FDR)

O INSS é um dos grandes responsáveis pelo pagamento de benefícios aos cidadãos. Desta forma, muitas destas pessoas estão interessadas em saber se receberão algum tipo de auxílio extra nesta reta final de 2023. O governo federal já anunciou que apenas um grupo destes cidadãos será contemplado.

Estamos falando dos cidadãos vinculados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O poder público está analisando a aprovação do depósito referente ao 13º salário para os cidadãos vinculados ao programa social. Caso este pagamento seja realizado, será o único da Previdência Social contemplado neste fim de ano.

Confira quais são as possibilidades do governo aprovar este pagamento

O 13º salário foi antecipado para os aposentados e pensionistas do INSS. Portanto, ainda em junho deste ano, todos os cidadãos vinculados através da aposentadoria já tinham acesso ao valor do benefício. Porém, o mesmo não feito com os auxiliados pelo BPC, que na prática, não tem direito ao 13º salário.

Porém, o governo está buscando ampliar o poder de compra do povo brasileiro. Uma das maneiras é garantido um pagamento extra para as pessoas ligadas ao programa social. A definição virá nos próximos dias e os beneficiários do projeto já estão aguardando ansiosamente pelo depósito extra em suas contas.

Confira quando o BPC será depositado em sua conta em dezembro de 2023

Abaixo, você pode conferir qual será o calendário utilizado pelo INSS para efetuar o pagamento do BPC em dezembro deste ano. Estas datas podem sofrer alterações em caso de aprovação no 13º salário. Confira abaixo e lembrem-se de utilizar o penúltimo dígito do seu cartão de benefício como referência:

  • Final 1: 21 de dezembro;
  • Final 2: 22 de dezembro;
  • Final 3: 26 de dezembro;
  • Final 4: 27 de dezembro;
  • Final 5: 28 de dezembro;
  • Final 6: 02 de janeiro;
  • Final 7: 03 de janeiro;
  • Final 8: 04 de janeiro;
  • Final 9: 05 de janeiro;
  • Final 0: 08 de janeiro

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].