Pix automático tem regras de funcionamento divulgadas pelos Banco Central; veja

Tem novidade envolvendo o PIX programada para o ano de 2024. O PIX automático chegará para ajudar no pagamento de contas recorrentes. A ideia é facilitar a vida do brasileiro. De acordo com a decisão do Fórum PIX, o lançamento acontecerá em outubro de 2024.

Pix automático tem regras de funcionamento divulgadas pelos Banco Central; veja
Pix automático tem regras de funcionamento divulgadas pelos Banco Central; veja. Imagem: FDR

A implementação do PIX automático, inicialmente planejada para abril do próximo ano, foi adiada em seis meses. A decisão foi influenciada pela complexidade do novo produto, sendo necessário desenvolver o papel de cada participante e definir as estratégias comerciais das instituições financeiras.

Desenvolvimento do PIX automático

A nova modalidade será impulsionado por meio da integração de tecnologias já presentes no PIX tradicional e no open finance, conforme acordado pelos membros do Fórum PIX.

Esse processo colaborativo envolverá não apenas instituições financeiras e de pagamento, mas também empresas de diversos setores e outros específicos na criação desse mecanismo.

Previsto para ser lançado em outubro de 2024, o PIX será sucedido por uma agenda de estudos pelo Banco Central.

Criação do PIX automático

O PIX automático está previsto na gestão do sistema de pagamento instantâneo, divulgado no início deste mês de setembro pelo Banco Central. A novidade gera grandes expectativas pela possibilidade de agendar as transações financeiras.

Considerando o avanço dos estudos, a implementação do PIX automático deve acontecer a qualquer momento. Na visão dos especialistas, o objetivo do BC é ampliar cada vez mais o acesso da população brasileira aos serviços bancários.

Acredita-se que a novidade deva ser utilizada por concessionárias e empresas que oferecem produtos ou serviços com pagamentos recorrentes. Alguns exemplos são as instituições de ensino, academias e serviços de streaming.

Programação do PIX automático

O diferencial da nova modalidade é a possibilidade de programar um PIX para pagamento de despesas fixas, como água, luz, internet, etc. Desta forma, o consumidor poderá pré-agendar o pagamento de faturas, por exemplo.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].