PIX automático foi APROVADO e você deve saber como irá funcionar

O Pix, sistema que intermedia pagamentos e transferências, hoje supera os 140 milhões de usuários, segundo os últimos dados do Banco Central (BC). O serviço vem ganhando tanto espaço que o BC tem buscado melhorias, a mais recente novidade é o chamado Pix Automático.

PIX automático foi APROVADO e você deve saber como irá funcionar
PIX automático foi APROVADO e você deve saber como irá funcionar. (Imagem: FDR)

Empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto chamado Pix Automático.

O Pix automático será uma espécie de débito automático, mas as pessoas não precisarão fazer cadastro do débito no banco em que possuem conta e na empresa fornecedora do serviço.

As regras da nova modalidade serão publicadas em setembro deste ano e o desenvolvimento do sistema será feito entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Os testes estão previstos para março de 2024, de acordo com o calendário de implantação divulgado pelo BC.

O que muda com o Pix Automático?

A diferença é que o Pix Automático poderá ser cadastrado junto às empresas na hora da compra de assinaturas, de modo que o valor será debitado da conta de forma recorrente.

A expectativa é que o Pix automático seja utilizado para pagamentos recorrentes como de contas de energia ou telefone, em estabelecimentos que possuem mensalidade, como academias ou cursos de línguas, ou ainda streamings de filmes, ou músicas, entre outros serviços.

Além disso, o débito automático hoje oferecido em algumas empresas depende de um acordo entre a empresa prestadora de serviço e os bancos específicos. Usuários que não têm conta em determinados bancos ficam de fora. Com o Pix Automático, a expectativa do BC é que o leque de opções ao usuário aumente.

Quais as vantagens dele em relação ao débito automático?

O Pix automático apresenta algumas vantagens em relação ao débito automático. Uma delas é que não é necessário fazer um cadastro prévio junto ao fornecedor do serviço e ao banco em que se tem conta, como é feito no débito automático.

Além disso, o Pix automático permite que o cliente tenha mais controle sobre os pagamentos, já que é possível autorizar ou cancelar a transação a qualquer momento. Com o débito automático, a autorização é feita apenas uma vez e, em alguns casos, pode ser difícil cancelar ou interromper o serviço.

Outra vantagem é a possibilidade de utilizar o Pix automático em diferentes tipos de serviços mensais. O débito automático, por sua vez, está disponível apenas para alguns serviços específicos.

Por fim, o Pix automático tem a vantagem de ser mais rápido e eficiente do que o débito automático. Com o Pix, os pagamentos são processados instantaneamente, enquanto que no débito automático, podem levar alguns dias úteis para serem realizados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!